O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB1/JI de Aiana de Cima (Sesimbra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem selecionada é de um choco de cor rosada com os seus tentáculos sobre a sargeta, tem o mar azul à volta, duas algas verdes do lado direito e no topo da sargeta a frase " O Mar começa aqui!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica de Aiana- Agrupamento Navegador Rodrigues Seromenho
Professora da Turma e orientadora do projeto: Cristina Isabel Marques
Trabalho selecionado: Matilde Botas Ferraria nº 18 - 9 anos
Este projeto foi desenvolvido, em sala de aula, durante três aulas na disciplina de Educação para a Cidadania. Foram abordados os temas do lixo marinho e a ameaça das espécies e do ecossistema através do visionamento de um filme. Foi organizado um debate de ideias e o respetivo registo, a partir do qual os alunos realizaram o trabalho de projeto.
O projeto despertou nos alunos a necessidade da sensibilização da população para os cuidados que deve ter com o lixo; nomeadamente o alerta para não o deitar para o chão, que através das sargetas muito lixo como beatas, cigarros, plásticos vão parar ao mar através das águas pluviais, pondo em causa a subsistência das espécies marinhas e de todo o ecossistema.
Foi então proposta a elaboração de um projeto de decoração de uma sargeta de forma a enaltecer a mensagem “ O Mar começa aqui”.
Para a pintura será utilizada a técnica de stencil e as cores selecionadas foram as cores primárias.
O projeto será executado, no próximo ano letivo com a colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências