O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola EB1 de Aguim (Anadia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem seleciona será desenhada e pintada no muro exterior à escola, onde se encontram vários sumidouros que escorrem as águas pluviais e a água do recinto escolar para a sarjeta. Na segunda fase, também, será pintado as ondas do mar, no passeio, até à valeta.
A imagem representa o fundo do mar com uma das espécie autóctone da nossa costa que se encontra a trinta e cinco quilómetros. Nos tentáculos do polvo encontram-se os sumidouros.
As tintas a serem utilizadas serão fornecidas pela Câmara Municipal, tendo como critério a durabilidade e o impacto no ambiente.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da escola: EB1 de Aguim/Agrupamento de Escolas de Anadia
Identificação do coordenador: Carla Maria Oliveira Santos
Identificação do aluno: número 1, idade: 9 anos, ano de escolaridade: 4.º ano
Síntese das várias fases do projeto:
1.ª fase: Após inscrição do município, a escola a aderiu a este projeto e inscreveu-se na plataforma Eco-Escolas;
2.ª fase: Cada professor questionou os seus alunos para o que acontecia à água após ocorrência de fenómenos de precipitação e ao percurso das águas pluviais. Debateu-se a necessidade de proteger o mar;
3.ª fase: Juntamente com os alunos escolheu-se o local. Este foi escolhido devido à sua posição estratégica, que lhe permite ser observado por toda a comunidade. Deste modo, é criado um impacto junto da comunidade acerca desta temática.
4.ª fase: Entretanto, as escolas foram fechadas. E o pedido para a elaboração dos desenhos foi lançado nas aulas síncronas de cada docente. Posteriormente, publicado no blog da escola. Os desenhos dos alunos foram enviados por email;
5.ª fase: A seleção do desenho foi feita por votação. Estes estavam publicados no mural padlet.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências