O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Básica de Fundo de Vila (São João da Madeira)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
“O MAR COMEÇA AQUI!”
Memória Descritiva
O desenho pretende alertar que as sarjetas e os esgotos não são caixotes do lixo. Ao permitirmos que se encham de lixo, estamos a poluir os lagos, rios e mares. Há consequências para tudo o que fazemos! No desenho tento chamar à atenção para isso através do saco de plástico que o peixe abocanha, confundindo com comida. Junto à cauda, surge mais lixo, quase como se víssemos através das escamas do peixe aquilo que está no seu sistema. E quando estes detritos entram na alimentação dos animais marinhos, acabam por entrar na nossa também, quando nos alimentamos deles.
É importante preservar as espécies marinhas, de outra forma, quereremos comer peixe e não teremos.
-- Ana Raquel Cardoso, 8.º B
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira, Maio de 2020

Memória descritiva do projeto:
“O Mar começa Aqui”
Escola: Escola Básica de Fundo de Vila
Agrupamento Dr. Serafim Leite, S. João da Madeira
Coordenadores da Atividade: Mª Fátima C. Pinho e isabel S. F. Silva
Alunos Envolvidos: grupos do pré- escolar, turmas de 1º, 2º e 3º CEB
Síntese do desenvolvimento da atividade: No início do ano letivo 2019/2020 as coordenadoras do Eco Escolas da escola básica de Fundo de Vila procuraram conhecer e dar a conhecer à comunidade educativa a informação sobre os projetos Eco Escolas a serem lançados. O Agrupamento também manifestou interesse em que houvesse um projeto Eco Escolas comum a toda a comunidade educativa, sendo que “O Mar começa Aqui” era um dos que poderia ser trabalhado nesse sentido, durante a Semana da Terra, mais propriamente dia 22 de abril, realçando que este implicaria a colaboração da Autarquia com os materiais necessários, tintas e pinceis, com quem pudemos contar.
O corpo docente destacou alguns projetos que pareceram mais adequados ao grupo etário, à escola e ao meio e que em reunião do Conselho Eco Escolas foram postos à consideração dos presentes para aprovação/colaboração. Assim as professoras coordenadoras, Fátima Pinho e Isabel Silva, identificaram as sarjetas existentes na escola por forma a dar continuidade ao trabalho e deram conhecimento à coordenadora do Eco Escolas, da escola sede do Agrupamento, professora Cristina Tavares.
Decidiu-se que a atividade seria desenvolvida em articulação entre ciclos sendo que a “maquete” foi criada pelos alunos do 2º e 3º ciclos e a execução ficaria a cargo dos alunos do pré-escolar e 1º CEB. Escolhido o desenho a aplicar, de Ana Cardoso, de acordo com os critérios propostos, ia proceder-se à elaboração do molde em placas de cartão prensado. Entretanto a escola encerrou devido à pandemia do Covid-19 pelo que se dará continuidade ao trabalho assim que as condições o permitam.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências