O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola EB1/PE e Creche de Santa Cruz (Santa Cruz)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este desenho inclui a representação de uma espécie marinha que vive na Ilha da Madeira, a Foca-monge ou Lobo-Marinho, escolhido por ser uma espécie em extinção já com trinta exemplares na Ilha da Madeira, situação que preocupa por ser uma possível amostra da destruição do ecossistema marinho.
Quando se vê na imagem: “Não os separes”, isto refere-se a evitar separar grupos ou isolar crias porque a separação destes pode provocar a sua extinção. O desenho representa uma família.

Memória descritiva do projeto:
Este projeto foi realizado pela EB1/PE e Creche de Santa Cruz, concelho de Santa Cruz, Região Autónoma da Madeira.
O projeto foi coordenado pela Coordenadora do Programa Eco-Escolas, Cristina Pires em parceria com as professoras titulares dos 3ºanos. Participaram neste desafio 17 alunos.
Os alunos que realizaram o desenho foram o Álvaro e a Maria Sofia ambos com 9 anos de idade, do terceiro ano de escolaridade da turma do 3ºA.
O projeto iniciou com o email da Coordenadora do Programa Eco-Escolas da R.A.M, Drª. Sofia Silva a convidar o Município de Santa Cruz, através da responsável do Programa Eco-Escolas, Drª. Filipa Gomes a aceitar o desafio "O Mar Começa Aqui", desafio que a ABAE lançou a todos os municípios do país.
A Drª Filipa Gomes inscreveu o Município e informou as escolas do concelho que se estivessem interessadas em participar poderiam fazê-lo.
O Conselho Escolar foi informado sobre o desafio, via email, ficando decidido que o mesmo deveria ser realizado pelos alunos do 3ºano da escola, visto que a pintura na sarjeta será apenas no próximo ano letivo e estes alunos, já estarão no 4ºano, sendo os alunos mais velhos da escola e mais responsáveis.
Posto isto as colegas titulares das turmas dos terceiros anos de escolaridade enviaram por email aos encarregados de educação o regulamento do desafio, para que os alunos pudessem realizar o desafio em casa. Neste email foi explicado quais eram os objetivos deste desafio e a importância do mesmo para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular.
Foi solicitado aos alunos que realizassem um desenho para ser pintado numa sarjeta a definir pela Câmara Municipal de Santa Cruz.
Posteriormente os alunos enviaram os desenhos às professoras titulares de turma, que os reencaminharam para a coordenadora do programa Eco-Escolas da escola. Houve uma votação interna, via email, no melhor desenho e naquele que respeitava todas as regras do regulamento, por parte dos elementos do Concelho Eco-Escolas.
O desenho que obteve mais votos foi este, por ter a representação de uma espécie em vias de extinção e que vive na Ilha da Madeira, por ter uma memória descritiva e por ser mais fácil de desenhar numa sarjeta.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências