O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica da Quinta Nova da Telha (Barreiro)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O peixe apresentado na ilustração é o Peixe Lua. A aluna optou por escolher este Peixe porque pertence a uma espécie em vias de extinção.
A Maria considerou pertinente este pormenor apelando assim, à preservação da vida marinha. É
A aluna desenhou e ilustrou uma imagem com um carácter figurativo mais realista do Peixe. A imagem é simples apesar do peixe ter algum detalhe. No entanto, é uma imagem equilibrada e harmoniosa onde o peixe ganha real destaque. As cores que ela atribuiu à ilustração do peixe fazem referência aos tons do fundo do Mar como, os azuis, os verdes e os tons mais quentes como os amarelos lembrando os tons dos corais.
A frase “O Mar começa aqui...” encaixa bem na imagem e parece causar uma dinâmica entre o peixe e o espaço onde poderá ser pintado quer na sarjeta ou no sumidouro. Poderá requerer algum trabalho, mas é como se toda a imagem e a frase "brotasse" da própria sarjeta ou sumidouro.
Em relação aos materiais, a aluna utilizou uma folha de papel A4 e lápis de cor para pintar o desenho e no final o desenho foi editado para uma imagem mais nítida e limpa.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Os alunos já tinham contacto com o Programa Eco-Escolas, desde o ano passado. No início do segundo período, foram apresentados e discutidos com os alunos os diferentes projetos do Programa para o ano o 2019-2020, isto muito antes da situação de Encerramento da Escola devido à Pandemia do COVID-19. Os alunos debateram a importância do Programa Eco-Escolas e dos projetos para a comunidade escolar.
Os alunos decidiram participar no Concurso de Ilustração do Projeto “O Mar começa aqui...” e começaram a debater o tema, ainda durantes as aulas presenciais, nas disciplinas de Ciências Naturais e de Educação Visual. Os alunos foram tomando contacto com questões ambientais relacionadas com a vida marinha e o Mar. Foi neste sentido, que abordamos os alunos com o objetivo de cumprir visualmente, a mensagem do projeto “O Mar começa aqui... Na disciplina de Ciências Naturais o objetivo foi alertar e sensibilizar os alunos para espaços como, sarjetas e sumidouros que funcionam como depósito de matérias, fruto da ação do Homem. Devido a este tipo de atitudes, esta ação humana leva a termos ecossistemas marinhos poluídos sendo as sarjetas e sumidouros veículos de resíduos e matérias poluentes até ao Mar. Esta foi a ideia que se procurou transmitir e o porquê da frase “O Mar começa Aqui...” que será aplicada e pintada na sarjeta e no sumidouro existente junto à Escola. Na disciplina de Educação Visual os alunos abordaram as técnicas de desenho e pintura e quais os materiais mais indicados para elaborar o projeto em suporte papel e posteriormente concretizar o projeto com a pintura na sargeta e ou sumidouro.
Durante a Monitorização do Ensino à Distância, os alunos continuaram a trabalhar neste projeto, realizando os seus trabalhos em casa. Os alunos foram enviando os seus trabalhos para as professoras, à medida que os terminavam. Estes trabalhos foram colocados a votação, junto dos professores e dos alunos.
O trabalho mais votado, foi o selecionado para representar a Escola. Este trabalho foi elaborado por uma aluna da turma F do sexto ano que ficou muito satisfeita com o sucedido e aguarda poder fazer a pintura no local escolhido, onde a comunidade escolar o possa comtemplar e perceber.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências