O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica de Lamaçães (antiga EB 2,3 de Lamaçães) (Braga)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Autora: Inês Martins, 14 anos
Escola Básica 2,3 de Lamaçães
Este trabalho consistiu na realização de um desenho para consciencializar as pessoas de que a poluição que elas produzem irá sempre e invariavelmente parar ao mar.
A realização deste desenho exigiu uma extensiva pesquisa sobre a vida marinha e espécies autóctones portuguesas, sobre o tipo de pintura que gostaria de aplicar, entre outros.
O meu trabalho assentou, numa fase inicial, na pesquisa sobre várias espécies marinhas, na utilização da cor e nos seus enquadramentos numa folha de papel. Seguidamente, trabalhei as medidas a usar e de que forma iria definir a escala.
Escolhi algumas espécies, umas autóctones e outras não para dar uma variedade maior e mais reconhecimento aos animais. Como elementos na imagem temos: uma estrela do mar, um robalo, uma lula, uma meduza, uma tartaruga, umas algas, uma concha do mar e um peixe amarelo inspirado na espécie Zebrasoma flavescens, mais conhecida como peixe-cirurgião. Temos também a frase “O Mar começa aqui”.
No total, a imagem reúne 9 elementos dispostos sobre um fundo que apresenta um “jogo” de cores entre diferentes tonalidades de azul.
O conceito que me levou à escolha destas imagens foi o facto do tema ser sobre o mar. E achei que uma variedade diferente de animais (oriundos ou não de Portugal) faria sentido uma vez que existe uma enorme variedade de animais marinhos desconhecidos, dado que conhecemos tão pouco dos oceanos e da vida marinha.
Acho que o desenho, o seu tamanho e proporção resultam bem, sendo que o objetivo central, isto é, "passar a mensagem" às pessoas, é perfeitamente tangível, tanto para as que passam fora da escola como para as que entram na mesma.
Inclui o logótipo da EcoEscolas e da campanha “O Mar começa aqui”, para que possa ser facilmente identificada a iniciativa que lhe deu origem e qual o seu propósito, no sentido de promover o conhecimento sobre esta através da visita do site.
Penso que o resultado final ficou agradável do ponto de vista estético e, sobretudo, passa a mensagem que se pretende.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva
Escola: Escola Básica de Lamaçães (2,3) – Braga
Coordenadora: Ana Maria Marques
Número de alunos: 48 alunos do 8º ano de escolaridade
A proposta foi lançada aos alunos depois de se apresentar os objetivos do projeto. Sempre a pensar na necessidade de um mar limpo, com todos os seres em perfeita harmonia e que a sustentabilidade do mar não seja posta em causa, os alunos começaram a estudar o espaço a intervir dentro da escola.
Entretanto, a realidade que passamos a viver a partir do dia 12 de março, limitou completamente o trabalho.
Nas sessões síncronas, foi relembrado, novamente o projeto e, então da ideia passou-se ao desenho individual realizado já em casa.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências