O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica do 1.º ciclo do Bairro da Ponte (Caldas da Rainha)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O trabalho pretende alertar para o impacto que a poluição das águas pluviais tem nos ambientes marinhos e nos ecossistemas. O caranguejo é uma espécie animal característica das nossas zonas costeiras que está sujeito à degradação do seu habitat devido à deposição de lixos, em especial materiais plásticos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A participação neste projeto surgiu na sequência da inscrição da E.B. do Bairro da Ponte, em Caldas da Rainha, no ECO Escolas no ano letivo de 2019/20, sendo as coordenadoras do projeto as professora Maria João Reis e Maria da Conceição Oliveira.
Neste âmbito, foram desenvolvidas várias atividades de acordo com vários projetos, entre os quais, o projeto “O Mar começa aqui”. Devido ao encerramento das atividades letivas presenciais, o mesmo foi desenvolvido em regime de Ensino a Distância, embora a sensibilização e a investigação tenha decorrido ainda antes deste encerramento.
Os cerca de 104 alunos dos 3º e 4º anos deste estabelecimento de ensino, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, tiveram oportunidade de fazer um reconhecimento, não só na área da escola, como na área envolvente, das sarjetas e sumidouros existentes. Investigaram sobre a sua utilidade e importância. Estava prevista uma visita à ETAR no inicio do 3º período, mas a mesma, já não foi possível realizar.
Ainda no decorrer das atividades letivas presenciais, os alunos foram convidados a elaborar trabalhos de projeto, em grupo, sobre temas relacionados com a água, a poluição, os lixos domésticos e a reciclagem.
Integrado nos conteúdos abordados nas aulas do Estudo em Casa, da disciplina de Estudo do Meio e Cidadania, transmitidas pela televisão e, de acordo com todo o trabalho que havia sido desenvolvido anteriormente, os alunos foram convidados a elaborar um desenho sobre esta temática. Posteriormente os trabalhos foram analisados e selecionou-se aquele que obteve maior consenso.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências