O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB1/JI de Ronfe (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem foi escolhida de entre as várias participantes. A sarjeta simboliza o mar e à sua volta algumas espécies marinhas nele existente. Com esta imagem pretende-se sensibilizar a população para a necessidade de limpeza desses canais de água, sensibilizando e despertando a consciência de todos para a necessidade de proteger o mar e as suas espécies uma vez que, ali na sarjeta, os resíduos deixados, tem como destino o mar.Desta forma queremos alertar a comunidade escolar para a preservação e conservação dos rios e oceanos uma vez que, anualmente, toneladas de lixo chegam ao mar devido ao incorreto descarte/utilização dos resíduos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A escola aderiu ao projeto por entender sua importância para a sensibilização dos alunos e de toda a comunidade envolvente, autarquia e município, para necessidade de limpeza das entradas de fluxos de água existentes na comunidade envolvente.
A escola EB1/JI de Ronfe localiza-se no concelho de Guimarães e acolhe 163 alunos do 1º ciclo e 36 crianças do Pré escolar. O coordenador do projeto / atividade è a Professora Orlanda Araújo, Coordenadora de estabelecimento, em articulação com os diferentes professores titulares de turma.
O projeto em questão contou com a participação de alunos dos diferentes anos de escolaridade para a elaboração da imagem. A seleção foi feita pelos professores envolvidos no projeto uma vez que, as aulas presenciais foram suspensas dificultando a seleção por parte de todos os alunos.
Após a seleção, e depois de submetido, será dada a conhecer a imagem escolhida e divulgada junto da comunidade escolar através da página do agrupamento e da autarquia,
A execução da pintura das sarjetas será remetida para o próximo ano letivo, em articulação com a autarquia, definindo os locais onde irá ser reproduzida a pintura, quer no espaço envolvente da escola, quer no espaço de recreio da mesma.
Para esta fase do projeto participarão alunos representantes das diferentes turmas do 1º ciclo, cujas idades se compreendem entre os 6 e os 9 anos.
Após realizadas as pinturas, serão divulgadas para a ABAE e para todas as entidades envolvidas no projeto,

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências