O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Centro Escolar da Barreira (Leiria)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A ilustração foi criada à volta da imagem do semidouro fornecida pela professora. Desenho com grafite e pintura com canetas de feltro. Na prática será também pintado o semidouro, que integrará o planeta.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este trabalho surgiu a partir do desafio, inserido no Projeto Eco-Escolas, em parceria com o município, que o Centro Escolar da Barreira, coordenado pela professora Sandra Colaço, aceitou.
O desafio foi lançado à turma CEB3C, do 3.º ano de escolaridade, com 26 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos, na plataforma Classroom, devido à contigência imposta pelo COVID-19 e a necessidade de ensino à distância. Foram trabalhadas competências nas disciplinas de estudo do meio, expressão plástica e educação para a cidadania.
Os alunos observaram alguns sumidouros de projetos de anos anteriores, bem como, analisaram os objetivos da atividade, compreendo a sua necessidade e importância na educação ambiental da população e das famílias.
É de realçar o facto da conceção dos trabalhos ter partido apenas da fotografia de um sumidouro de uso comum, à volta da qual os alunos desenvolveram as suas ideias, mostrando a criatividade individual.
O objetivo foi amplamente alcançado, tendo sido apresentados 26 projetos para sumidouros, todas diferentes e com enorme criatividade, tanto nas técnicas, como na mensagem transmitida. Posteriormente, foi colocado na sala de aula virtual um formulário com os dez melhores projetos para sumidouros, procedendo cada aluno à escola das três finalistas. Desta votação intraturma, chegamos à versão final do sumidouro do CEB.
Os alunos e as famílias envolvidas fizeram uma aprendizagem conjunta, que certamente lhes ficará na memória e ajudará a consciencializar a população para a problemática mundial da poluição dos mares.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências