O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
“É uma Estrela feliz num mar limpinho” disse a Beatriz de 5 anos autora da pintura.
A imagem representa uma Estrela-do-mar à beira-mar, que foi pintada a pincel. Inicialmente foi-lhe dada a forma com lápis de carvão e a criança teve o cuidado de desenhar os seus cinco braços. Uma estrela com um olhar terno e um grande sorriso.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Associação Externato Santa Joana
Avenida da Liberdade, nº44 2970-635 Sesimbra
Educador Coordenador da Atividade: Fernanda Chaves
Sala das Estrelinhas – Pré-escolar
23 crianças entre os 3 e os 5 anos de idade
A atividade “O mar começa aqui”, surgiu no âmbito da temática a desenvolver no Carnaval, para o desfile de Estabelecimentos de ensino “Movimento Oceano Limpo” em que todas as Salas de Pré-Escolar se envolveram. O disfarce de Carnaval passou por: a partir de caixas de cartão cada criança construiu o seu peixe para o desfile. Foi proposto às famílias a recolha de lixo marinho para que o mesmo fizesse parte do desfile, alertando a comunidade para a necessidade de preservar os mares.
Ao fazermos os habituais passeios a pé pela Vila de Sesimbra, onde estamos inseridos, para observação do que nos rodeia. Propositadamente partimos à descoberta das sarjetas ao longo do percurso em direção à praia. As crianças espreitaram para dentro e foram verbalizando o lixo que lá estava dentro. Até que chegamos à praia e constatamos que um túnel que vai desaguar à praia estava com algum lixo, que entra nas sarjetas e vai parar ao mar.
Tema de conversa na sala e lançamento da proposta de pintura de uma sarjeta. E mãos à obra ficou acordado a pintura de espécies marinhas existentes no nosso mar, especificamente no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, já conhecidas de outos projetos – golfinhos, peixe lua, e outros… Mas foi a Estrela-do-Mar a eleita para a pintura. Foi realizado mais uma saída exterior para escolher a sarjeta, ali bem perto da escola.
O grupo em sala com recurso à internet fez a investigação sobre esta espécie…. e passou para à sua representação.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências