O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha (Vila Nova da Barquinha)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Tema do trabalho realizado: O MAR COMEÇA AQUI
Após a explicação da professora sobre o trabalho a realizar, comecei por fazer um esboço de um desenho que poderá servir para a pintura de uma imagem que gostaria de ver retratada numa sarjeta/sumidouro, de acordo com o tema “O mar começa aqui”.
Foi pedido que o desenho fosse ilustrativo da representação de espécies marinhas devendo-se privilegiar as espécies naturais dos Oceanos.
Duas regras muito importantes e que tive em conta foram: a liberdade total das cores utilizadas e o facto de o esboço ter de incluir a frase “O mar começa aqui”…
Ao realizar o meu trabalho eu procurei incluir várias espécies marinhas com as quais mais me identifico, golfinho, caranguejos, peixes variados, algas, vieiras, estrela do mar e cavalo marinho.
Eu escolhi todas estas espécies por gostar de todas elas e porque acho que elas estão em perigo principalmente se os seres humanos não tiverem determinados cuidados com a natureza.
Representei o mar com pequenas ondas em vários tons de azul tentando dar a ilusão do movimento das ondas e da transparência da água.
Os materiais que usei foram o lápis de cor e pasteis secos para poder dar cor e ao mesmo tempo representar a água transparente e sem poluição.
Gostei muito de realizar este trabalho e acho que o resultado ficou apelativo para que todos colaborem diariamente na Defesa dos Oceanos.
Ana Margarida Marques
4.º B

Memória descritiva do projeto:
A presente memória descritiva incide sobre um projeto lançado pelo programa Eco- Escolas e aderido pela Escola Ciência Viva, em parceria com o município de Vila Nova da Barquinha.
Tendo em conta que a nossa localidade se situa numa das margens do Rio Tejo, é essencial sensibilizar os alunos para esta problemática, de forma a que eles percebam que tudo tem início naquelas “grades” (semidouros) que temos junto da escola.
O projeto foi apresentado no primeiro conselho Eco-escolas, foi analisado e de imediato foi aprovado pelo município.
Foi posteriormente apresentado aos restantes alunos da escola, no entanto a sua concretização estava agendada para o 2º semestre. Com a situação atual que vivemos, não se conseguiu concretizar na escola.
Foi então lançado o desafio para os alunos em casa (3º e 4º anos) e os trabalhos individuais foram chegando.
Após a receção, foi feita uma seleção por vários professores (via zoom) e esta foi a imagem a escolhida, que pertence à aluna Ana Margarida Marques, do 4ºB.
13 de maio de 2020
A coordenadora da atividade
Manuela Gaspar Pires

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências