O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Secundária de Sampaio (Sesimbra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Tendo como ponto de partida uma das grelhas de uma sarjeta situada no parque Augusto Pólvora e como premissa a frase “O MAR COMEÇA AQUI”, o desenho é composto por uma mancha azul que simboliza o mar e um polvo, pintado a vermelho (proibição) em representação de todas as espécies marinhas que nos são mais próximas.
O contraste entre as duas cores valoriza tanto a ideia de MAR como a forma do animal não deixando margem para dúvidas relativamente ao que representa:
O polvo é uma espécie autóctone dos mares de Sesimbra e a forma com os seus tentáculos estão enrolados à grelha como se fosse a sua rocha, informam-nos que está no seu meio e protege-o como nós devemos protegê-lo. "

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação dos Autores
Agrupamento: Agrupamento de Escolas de Sampaio
Escola: Escola Secundária de Sampaio
Contactos dos professores responsáveis: Teresa Oliveira, teresa.oliveira@esec-sampaio.net;
Ana Mafalda Gonçalves, mafalda.goncalves@esec-sampaio.net.
Aluno autor do trabalho: Sofia Simões, 14 anos, 9º D, número 26
Descrição do Projeto
Foi lançado o desafio aos alunos de duas turmas do 9º ano de escolaridade, pela professora Teresa Oliveira, docente da disciplina de Educação Visual, para realizarem um desenho com o tema “O Mar começa aqui”, a ser pintado numa sargeta/sumidouro nas imediações da escola. Tinha como objetivo sensibilizar a comunidade sobre o perigo da poluição “humana” das sargetas.
Os alunos, pelo fato de viverem numa zona costeira ficaram muito sensibilizados com este projeto.
Foram rececionados bastantes desenhos das duas turmas e foi selecionado o que melhor representaria o desafio pertencente a uma aluna da turma 9ºD.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências