O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Na imagem pode ver-se a beleza e a vida em pleno do mar com o objetivo de sensibilizar para a preservação destes ecossistemas aquáticos. Muitos dos problemas que afetam os oceanos têm origem na terra. Por isso, a imagem pretende alertar para não deitar lixo para o chão que muitas vezes vai para as sarjetas. E estas transportam consigo resíduos, tais como, beatas de cigarro, plásticos, papel… que vão parar ao mar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso
Ano letivo 2019/2020
PROGRAMA ECO-ESCOLAS
ATIVIDADE: “O MAR COMEÇA AQUI”
COORDENADOR: José Avelino Alves Faria
ALUNOS PARTICIPANTES: Cerca de 84 alunos com idades compreendidas entre os 10 e 13 anos dos 5º e 6º anos de escolaridade.
SÍNTESE das VÁRIAS FASES DO PROJETO: numa primeira fase foi lançado o desafio aos alunos do 2ºciclo (5º e 6ºanos de escolaridade) para participarem no concurso “O MAR COMEÇA AQUI”, enviando um desenho à volta de uma sarjeta. Foi transmitida previamente a mensagem da importância da preservação da qualidade da água. Para tal é importante não deitar lixo ao chão que acabará por ir para as sarjetas e sumidouros. E tudo o que cai nas sarjetas vai parar ao mar.
Numa segunda fase, procedeu-se à escolha do trabalho que se considerou o mais adequado para a sensibilização da mensagem que se pretende transmitir, tendo em conta igualmente a criatividade e a estética desse mesmo trabalho.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências