O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica 2,3 Dr. Correia Alexandre (Leiria)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Escola Básica, 2,3 Dr. Correia Alexandre de Caranguejeira
Professores coordenadores da actividade: Ana Filomena Matos e Maria Teresa Dias.
O projeto selecionado foi feito pelo aluno: Eduardo Filipe Romeiro Santos do 8º A
Escala do desenho 1:10
Memória descritiva elaborada pelo aluno:
“Tendo em conta que o mar e o rio estão intimamente ligados, escolhi especificamente este peixe porque achei que esta imagem mostrava todo o esplendor do Perca-sol. Sendo o Perca-sol uma espécie autóctone, existente um pouco por todo o país, ainda que mais na zona do Alentejo, achei que seria uma excelente escolha para demonstrar toda a variedade de espécies que existe em Portugal. Acredito que as cores azul e amarelo, especialmente neste tom, criam uma imagem fantástica, em que o peixe é representado de forma simples, ainda que bem representativa da espécie.
Comecei por fazer uma pequena pesquisa em relação às espécies autóctones que poderia representar neste trabalho, tendo em conta as restrições que a grelha apresentava. Depois de fazer a minha pesquisa, apercebi-me que teria de representar um peixe pequeno, de maneira nenhuma achatado, e assim cheguei à espécie do Perca-sol. Depois de escolher a espécie só restava começar a trabalhar com os materiais que tinha. Para começar fiz alguns rascunhos, uns mais detalhados que outros, finalmente chegando ao desenho final, desenhado inicialmente com lápis de grafite, e contornado e preenchido com canetas de feltro.
Todo este trabalho de pesquisa e experimentação levaram a uma imagem fantástica e representativa de toda a fauna subaquática existente em Portugal”.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica, 2,3 Dr. Correia Alexandre de Caranguejeira
Professores coordenadores da actividade: Ana Filomena Matos e Maria Teresa Dias.
Participaram 42 alunos do 6.º e 8º ano, com idades compreendidas entre os 11 e 14 anos.
As docentes de Educação Visual apresentaram o projecto aos alunos nas aulas presenciais durante o segundo período e sensibilizaram os alunos para a sua participação nesta actividade. No terceiro período através de videochamadas informaram os alunos do regulamento desta actividade, assim aos alunos que se mostraram interessados foi dado um acompanhamento mais próximo e esclarecidas as suas dúvidas através do email e de videochamadas. Após a realização dos desenhos os alunos enviaram os mesmos para os respectivos professores. Foi então escolhida a imagem, que vai participar no concurso, pelos Professores responsáveis pelo projecto. A escolha da imagem teve como base a criatividade e a qualidade gráfica da mesma.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências