O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica de Ventosa (Torres Vedras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem escolhida representa o mar, por isso a cor de fundo é azul. Tem representados, à direita, vários animais marinhos, que foram desenhados pintados, recortados e posteriormente colados no fundo azul. À esquerda da imagem está representada uma mão a lançar lixo para o mar. a mão foi desenhada a partir da mão da criança que elaborou o desenho, foi depois pintada e recortada e colada no fundo azul. De forma a alertar a população, foi escrita a frase " Vamos salvar os oceanos", que a criança copiou com a ajuda da família e que é afinal a mensagem que se quer transmitir à população. De referir que o lixo que está na imagem são pedaços de sacos plásticos que foram recortados e depois colados. Foi ainda acrescentado o nome da iniciativa, "O Mar começa aqui" na parte inferior da imagem.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva
“O mar começa aqui”
EB Ventosa
2019/2020
Este ano, a propósito do tema “O mar” que foi trabalhado por todas as crianças do Pré-escolar, da EB Ventosa, decidimos participar no projeto “O Mar começa aqui”, lançado pela ABAE e que a Autarquia de Torres Vedras abraçou.
Tínhamos definido, no nosso plano de ação, uma série de atividades a desenvolver com as crianças, umas em sala de aula outras no exterior. É o caso da “Visualização de um filme e de imagens sobre a poluição dos oceanos e suas consequências ambientais”; “Ida à praia para uma ação de limpeza e recolha de lixo”; “Criação de uma escultura com o lixo apanhado na praia”; “Elaboração de um painel sobre o mar”: No entanto, devido ao encerramento das escolas, só foi feita a primeira atividade.
Tendo em conta que atualmente nos encontramos todos em casa, refizemos o projeto e lançámos um desafio aos nossos meninos e às suas famílias. Enviámos a todos os encarregados de educação o link de um filme disponibilizado pelo Centro de Educação ambiental de Torres Vedras, “O Oceano é a minha casa” que foi visualizado em família. Após a visualização do filme foi enviada, aos pais, informação sobre o projeto e o trabalho que teriam que fazer. Pediu-se então que, em família, fosse feito um desenho para pintar nas sarjetas, em defesa do mar e que alertasse a população que todo o lixo que é colocado no chão acaba no mar.
Os desenhos foram depois enviados às educadoras, as quais fizeram a seleção do desenho que se enquadrava melhor na proposta enviada aos pais.
Participaram no projeto as crianças das 5 salas do Pré-escolar da EB Ventosa, num total de 113, as respetivas famílias e as 5 educadoras.
A Coordenadora do Eco-Escolas
Teresa Miguel

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências