O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Didáxis - Cooperativa de Ensino de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O nosso desenho simboliza um mar em que os seres vivos marinhos vivem felizes.
Optamos por cores vivas, porque sempre que pensamos em mar, pensamos num vaivém de água e animais que dão harmonia ao ambiente e acabam por tornar o espaço colorido.
Escolhemos os peixes porque estes animais são o símbolo dos oceanos e as algas porque são, muitas vezes, visíveis no nosso mar, simbolizando ambos a vida marinha.
Nem rochas nem lixo foram colocadas no nosso desenho, porque a imagem representada mostra aquilo com que ambicionamos e que, com muito esforço do ser humano, iremos conseguir atingir um dia: o mar sem lixo e sem plástico para evitar a deterioração deste ecossistema e consequentemente de toda a vida na Terra.
Em suma, o nosso desenho da sarjeta do esgoto, associado ao nome do projeto «O mar começa aqui», visa transmitir que as ações humanas influenciam o modo como tratamos o mar e toda a vida marinha.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O projeto “O mar começa aqui” foi desenvolvido por 13 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, de uma turma de 9º ano da Didáxis, Cooperativa de Ensino.
A razão do envolvimento desta turma deveu-se ao facto de estes alunos estarem, desde setembro, a desenvolver um projeto interdisciplinar de turma, denominado “Mar XXI”, promovido pela disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, coordenada pela professora Maria João Cerqueira. Este projeto tinha como objetivo o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, sobre as caraterísticas e alterações sofridas pelo mar do século XXI, para posterior desenvolvimento de atividades diversas tendo em vista a sensibilização de toda a comunidade escolar para esta questão.
O surgimento do desafio “O mar começa aqui”, por parte do Eco-Escolas, veio complementar o projeto em desenvolvimento pelos alunos que, a partir de então, puderam articular o tema, “Mar XXI”, com a disciplina de Educação Visual, coordenada pela professora Manuela Torrinha.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências