O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Dado que o Projeto Eco escolas lançou o Desafio “O mar começa aqui”, as professoras responsáveis, pela dinâmica do projeto na EB1, do AEL, prof Merçes Fernandes e Ana Palrinhas lançaram o desafio nas turmas. Promoveu-se uma campanha de sensibilização, junto dos alunos que permitisse:
. Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da sua biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
. Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”
. Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
Em colaboração com a autarquia pretendia-se implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade, que se materializaram e quase se implementaram
As duas imagens escolhidas na EB1 refletem esses valores, o respeito pela biodiversidade, pela vida aquática, pela qualidade da água, o respeito por um habitat, de todos e para todos harmonioso.
Anexa-se, também, neste upload de imagens, um esquema da dimensão do espaço a pintar/ trabalhar.(esquema da dimensão do espaço a pintar)

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
No 6º ano, com a colaboração da disciplina de EV, e do professor Carlos Fonseca, em articulação com os responsáveis pela dinâmica do projeto ecoescolas da EB1, do AEL, prof Merçes Fernandes e Ana Palrinhas, desenvolveu nas turmas do 6ºE e 6ºG este desafio. Os alunos, com idades compreendidas entre 11 e 12 anos foram sensibilizados para a situação/ tema do desafio, ficaram “tocados” e entusiasmados e decidiram aderir ao desafio. Nas aulas de EV foram iniciados e concluídos os trabalhos, alguns dos quais simplesmente maravilhosos. É evidente, nesta recolha de imagens que os nossos alunos/ nossos jovens, respeitam a biodiversidade, primando por uma cidadania responsável e particularmente carinhosa para com o meio ambiente e biodiversidade nele presente. Anexou-se, também um esquema da dimensão do espaço a pintar/ trabalhar.(esquema da dimensão do espaço a pintar).

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências