O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho, representa uma sarjeta, retangular junto do passeio, junto à escola.
O Verde representa o nosso meio ambiente, o vale agrícola, as “Serras do Porto”.
O azul e os peixes simbólicos, o mar.
As palavras LIXO NÃO, são a mensagem essencial.
De um lado e outro estarão os "símbolos / logótipos" - O Mar Começa Aqui e Eco Escolas

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Secundária de Valongo
Professor coordenador da atividade: Gonçalo Torgal
Projeto da turma do 9º B
Numa fase inicial, foi feito o levantamento, pelos alunos do 10 ano CT3, das sarjetas a pintar. O mais óbvio parecia ser á entrada da Escola, ou á saída do pavilhão de Ciências Naturais. Depois da ronda feita pelos alunos, foram identificada duas sarjetas, uma atrás da Cantina, outra atrás do pavilhão de Educação Física, cheias de lixo. Estavam identificadas duas sarjetas onde seria obrigatório deixar a mensagem “ o Mar Começa Aqui”. Os alunos fizeram a recolha do lixo e na aula, foi feito um debate sobre o impacto da poluição nas águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas.
O desafio para fazer um desenho, foi lançado às turmas de 9º ano. Ia-se alargar a outras turmas, quando as aulas foram interrompidas.
O trabalho apresentado resultou dos trabalhos feitos pelos alunos do 9º B. Iniciados em aulas presenciais e terminados em "tele trabalho".
O desenho, um de dois idênticos escolhidos da turma, representa uma sarjeta, retangular junto do passeio, junto à escola. São assim a maioria das sarjetas nas proximidades.
De um lado e outro estarão os "símbolos / logótipos" (Eco Escolas e O Mar Começa Aqui) indicados.
Nalguns desenhos tinha-se dado maior relevo à frase “ O Mar Começa Aqui”, mas incluindo o logótipo, com a grelha e a frase, entendeu-se ser uma repetição que prejudicava a mensagem. Esta deveria ser sobretudo para evitar o lixo, que, por esta via, irá parar ao mar, à praia, que fica distante daqui, passando ainda pelos ribeiros, riachos e rios, os principais infelizmente sujos pelo lixos e despejos industriais e domésticos em maior escala.
O Verde representa o nosso meio ambiente, o vale agrícola, as “Serras do Porto”.
O azul e os peixes simbólicos, o mar.
As palavras LIXO NÃO, são a mensagem essencial.
Fez-se um trabalho simples e simplificado, pois é intenção, se se vier a concretizar, dadas as atuais circunstâncias, utilizar moldes em cartão reutilizado, para pintar as sucessivas cores e formas ou palavras, criando um sistema de repetição em série, com o mínimo de elementos possível.
As tintas serão tintas sem solventes / tintas de base aquosa; fornecidas pelo município de Valongo.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências