O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

EB 2,3 de Real - Agrupamento de Escolas de Real (Braga)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Os alunos do 6ºE desenvolveram as suas ideias sobre o ecossistema marinho e o que pretendiam desenhar. Primeiro em formato de esboços em grafite e numa fase posterior já com diversos materiais pictóricos, pintura a lápis de cor, marcadores e alguns com a técnica da colagem de materiais que tinham disponíveis em casa. Foram fases diferentes, pois a partir do confinamento, teve de haver um acompanhamento e motivação à distância, o que também limitou e alterou os objetivos iniciais. No entanto, um projeto é mesmo assim, vai passando por diversas fases, adaptações e etapas adaptando-se às condições de cada momento do seu desenvolvimento.

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica 2, 3 de Real - Braga
Coordenador da atividade: Nuna Magalhães.
Número de alunos: 24 aluno
Idade: 11 anos
Ano escolaridade dos anos: 6º ano
Turma: E
Depois de se fazer a proposta à turma e de se realçar as consequências da incorreta deposição de resíduos nas sarjetas e os seus impactes negativos nos ecossistemas marinhos, os alunos, com base em imagens da fauna e flora deste ecossistema, criaram vários estudos e composições visuais, onde o movimento, as cores e a textura marinha foram as características principais.
Nesta fase, os alunos apenas viram e estudaram o espaço a intervir e fizeram esboços dos elementos que queriam representar. Tiveram como base todo o contexto da criação e toda a metodologia projetual envolvente.
Na fase seguinte, o desenho dos projetos anteriormente elaborados, as cores, os pormenores a serem pintados foram escolhidos e organizados de forma a compor visualmente o enquadramento pretendido.
É num sentido figurativo que se descreveu visualmente a importância da preservação marinha e o impacte da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas.
A realidade que passamos a viver a partir do dia 16 de março limitou-nos no desenvolvimento pretendido para este projeto. Mesmo assim, os alunos dentro das suas possibilidades, fizeram novos trabalhos, envolveram-se “virtualmente” no projeto e conseguiu-se um enquadramento do que se pretende reproduzir, ao longo da sarjeta escolhida para intervir na nossa escola. A sarjeta escolhida tem grande visibilidade, está em frente à entrada do edifício principal da E.B 2,3 de Real, com o comprimento total de 24 metros por 35 centímetros de largura.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências