O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem representa um polvo agarrado à grelha de um sumidouro, de guarda para que o lixo do chão não passe para a rede de águas pluviais. Assim, protege a passagem para os aquíferos e a ida dos resíduos para os rios e destes para o oceano.
O polvo gosta de manter o seu espaço sempre limpo e é considerado muito inteligente.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva
Prof. Coordenador: Arlindo Areias
68 alunos
idades: dos 10 aos 14 anos
5.º 6.º e 8.º anos
O projeto integrou a planificação da disciplina de de Cidadania e Desenvolvimento, na temática da Educação ambiental e o Clube Eco-Escolas.
Numa primeira fase, os alunos foram sensibilizados para a limpeza dos espaços exteriores , a colocação dos resíduos nos locais corretos e não os atirar para o chão, como é frequente verificar. nas bermas das estradas e ruas.
Ao mesmo tempo, alertou-se para a problemática da poluição por plásticos, nomeadamente daqueles que entram nas sarjetas e sumidouros, pois vão parar ao mar, agravando a poluição dos oceanos, dando origem, entre outras, aos micro-plásticos que, em último caso, acabam por vir ter à nossa mesa através dos peixes que comemos.
Esta ação foi concluída em dezembro com a parceria da empresa que recolhe os resíduos sólidos do conselho (Rede Ambiente) que ofereceu a toda a comunidade escolar um cantil de vidro e uma t-shirt com o slogan "Hoje uma t-shirt, amanhã uma bola de trapos".
O momento foi igualmente aproveitado para o hastear da bandeira verde com a presença de toda a comunidade educativa, depois de uma limpeza de todo o espaço escolar e do exterior próximo entrada principal da escola.
Numa segunda fase (2.º período), passou-se à recolha de ideias para execução deste projeto.
Cada aluno começou a idealizar o seu projeto.
Fez pesquisas na internet sobre a vida marinha e as principais espécies da nossa costa, e as ameaças ao ecossistema.
A terceira fase já decorreu em casa, devido ao confinamento - a realização do projeto de desenho:
Desenhar uma sarjeta ou um sumidouro, decorando-o com elementos marinhos, preferencialmente da costa portuguesa.
Aqui, todos os alunos da escola foram convidados a participar, mesmo os que não tinham abordado a temática em sala de aula.
O trabalho foi efetuado em casa e posteriormente enviado por correio eletrónico para uma pasta partilhada da Drive.
Na sessão semanal de Cidadania e Desenvolvimento, cada turma escolheu o desenho representante da turma e um, dos alunos que participaram isoladamente.
Como o tempo se fez curto, não houve possibilidade para fazer a escolha por votação online no facebook da escola, como previsto inicialmente, os delegados de turma, por votação, escolheram o representante da escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências