O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem é a decoração um sumidouro, que tem como função a recolha e o escoamento das águas pluviais, transportando vários resíduos como beatas de cigarros ou plásticos.
Para alertar a população para os perigos que advêm do simples ato de deitar lixo para o chão e que acaba acumulado nas sarjetas, propõe-se como base pintar em azul o sumidouro e uma zona em seu redor de cerca de 30 cm.
A cor azul tem por referência os oceanos, acrescentou-se a frase “o mar começa aqui” (em branco) e como chamada de atenção, pintado a vermelho a frase “Atenção ao que atiras para o chão!”.
As estrelas-do-mar são seres de fantasia: parecem habitantes do céu que vieram dar cor e alegria aos nossos mares, foi o animal escolhido, uma vez que estão presentes em quase todas as latitudes.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Na aula de Cidadania foi lançado o desfio aos alunos do 9ºC para a elaboração de uma imagem para participar no concurso / Campanha: “O Mar Começa Aqui!”.
Na aula inicial foi feita uma assembleia de turma onde foi discutido o objetivo da campanha, nomeadamente em locais aparentemente afastados do mar. Assim a proposta à turma consistiu em criar ideias para “decorar” as sarjetas da escola, com o objetivo de aconselhar as pessoas a não deitarem o lixo no chão, com uma mensagem simples, pois, mais cedo ou mais tarde, vai parar ao mar.
Os alunos observaram e apenas encontraram sumidouros, no recinto escolar e nas ruas junto de suas casas. Assim, a imagem foi planificada para sumidouros.
O projeto foi ainda apresentado no Fórum Social da freguesia e teve uma adesão de todos os elementos, pensando-se assim alargar as pinturas a toda a freguesia.
Os alunos elaboraram em grupo algumas propostas tendo-se optado pelo que se apresenta.
Professora coordenadora do projeto Goreti Rocha
17 Alunos do 9ºC

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências