O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica da Freguesia da Carvoeira (Mafra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
EB/JI da Freguesia da Carvoeira
Sala Amarela
Educadora: Luísa Mamede
Mateus Horta - 5 anos – Jardim de Infância
“Eu gosto muito de polvos e aqui na Ericeira há muitos. Já aprendi na escola muitas coisas sobre eles quando fizemos pesquisas.”
Polvo Sarjeta
"Foi uma ideia inspirada minha.
É um polvo em que a cabeça é azul e tem uma sarjeta
Tem tentáculos verdes.
Sarjeta também é esgoto."

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: EB1/JI Freguesia da Carvoeira
Coordenadora do projeto: Célia Cascais
Participantes:
JI - 70 crianças, entre 3 e 6 anos;
1.º ciclo – 133 alunos, 6 a 10 anos, 1.º ao 4.º ano de escolaridade
O Projeto “O Mar começa Aqui!” foi selecionado formalmente no Conselho Eco-Escolas com o objetivo de implementar estratégias de cooperação escola-autarquia para a sustentabilidade do planeta, procurando cultivar as boas práticas e desenvolver a consciência ecológica.
Os docentes começaram por sensibilizar os alunos para a importância do ciclo da água e ciclo urbano da água, para a preservação da Reserva Mundial do Surf e de todos os ecossistemas e, ainda, para a necessidade de se adotarem comportamentos amigos do ambiente, tais como não deitar lixo para o chão, reduzir o consumo de plástico e cumprir a “política” dos 5 Rs. Foi abordada a problemática da poluição marinha e o seu impacto na biodiversidade. Foram parceiros nesta tarefa a Organização de Conservação do Ambiente em Ericeira (Ocean Hope) e algumas escolas de surf da comunidade. Os alunos foram ver as sargetas perto da escola e realizaram trabalhos de pesquisa sobre a importância do escoamento das águas pluviais.
Tendo em conta que o nosso território confina com o oceano e a comunidade tem uma relação muito próxima com este ambiente, o tema foi agregador e facilitador da motivação e envolvimentode todos no projeto.
Já no regime de Ensino a Distância, o mote foi dado através do desafio “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”. Os alunos participaram no concurso enviando os trabalhos para os seus professores. Foi criado um álbum digital com todos os trabalhos realizados e o vencedor foi encontrado através de votação online.
No próximo ano letivo serão pintadas as sargetas na área envolvente da escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências