O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Secundária/3 de Raul Proença (Caldas da Rainha)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Para participar neste projeto nós fizemos alguns desenhos/modelos para pintar as sarjetas, inspirados no tema do mar, na poluição e utilizando animais da Fábrica Bordalo Pinheiro como as sardinhas, os sapos e as tartarugas. Ficaram as sardinhas que estão diretamente relacionadas não só com o mar, mas também com Portugal,com os portugueses e com as Caldas da Rainha.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Os trabalhos foram realizados no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual, sob a orientação das professoras Celeste Custódio (Cidadania e Desenvolvimento) e Carla Cardoso (Educação Visual).
Depois da apresentação dos trabalhos durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento, foi escolhido o trabalho realizado pelas alunas Margarida Faustino e Maria do Carmo César, ambas da turma 7º A, da Escola Secundária Raul Proença. Ambas as alunas têm 12 anos de idade.
Estas alunas contaram a história do projeto em video, mas como não é possível fazer o upload dele transcrevo as suas palavras:" Na situação inicial do projeto fizemos uma sardinha com lixo à volta, lixo que foi deixado pelo ser humano nas sarjetas e na praia etc. e foi parar ao mar. Estes lixos normalmente são palhinhas, latas e embalagens plásticas vazias; que mais tarde poderão ser ingeridas pelos animais marinhos.
Também elaborámos uma imagem onde estava representado um lago cheio de água com substâncias tóxicas como petróleo, gasolina entre outros.
Refletimos sobre esta situação. Temos de parar de poluir outros habitats, hoje em dia é escasso o lugar onde não hajam ecopontos, temos de colaborar e colocar o lixo onde ele pertence, no seu respetivo contentor, não no habitat de outros seres vivos, ou no chão.
O objetivo é que ninguém fique indiferente à campanha "O Mar começa aqui" e sensibilizar a população para não atirar resíduos de qualquer natureza para as sarjetas. É que qualquer lixo ali colocado acaba quase sempre no mar poluindo o que queremos salvaguardar."

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências