O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Centro Escolar de Arcos (EB1 de Anadia) (Anadia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
“Um tubarão que vai engolir tudo o que entrar naquele sumidoiro.”
O trabalho apresentado foi selecionado cumprindo os critérios propostos de composição simples, autónoma e criativa. É valorizado, ainda, porque integra, na perfeição, um sumidoiro que existe, na realidade, junto ao pátio da escola.
Pareceu-nos muito agradável e sugestivo visualmente alcançando o objetivo do projeto:
---- Não podemos permitir que tudo “desapareça” naqueles sumidoiros, pois sabemos que vai “re...aparecer” no mar!
Cumpre ainda o critério de fácil replicação nas sarjetas/sumidoiros que rodeiam a nossa escola.
A expressão representada no olhar do tubarão parece-nos muito feliz ao transmitir como que um pedido de ajuda relativo a todo o lixo que lhe chega à boca / ao mar.
Será uma boa sensibilização ao princípio do projeto “O mar começa aqui”.
Foram bastantes as boas propostas que recebemos. Como estamos limitados a publicar apenas uma... Esta foi a nossa escolha!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
“O Mar Começa Aqui”
Memória justificativa
Centro Escolar de Arcos, Agrupamento de Escolas de Anadia
Coordenador da participação no Projeto - Prof. José Carlos Laranjo
Desafiados pela ABAE e Câmara Municipal de Anadia, em janeiro, aceitámos, de pronto, associar-nos a esta atividade de sensibilização para um problema tão presente.
O mar está a tornar-se uma enorme lixeira. Todos sabemos!
Mas, como é que todo o lixo acaba por lá ir parar?!
O que poderemos fazer?!
A proposta foi aceite pelo corpo docente e assumida em reunião conselho Eco-Escola, prevendo a participação das 3 turmas de 4.º ano de escolaridade (Total de 66 alunos).
Foi divulgada, em particular, junto destas turmas e aprofundado o tema com abordagem das várias questões relacioanados com a água, poluição, tratamento de efluentes e o seu percurso até ao mar.
Entretanto, a problemática COVID – e a suspensão das atividades letivas presenciais, que ainda hoje vivemos, perturbaram o andamento do projeto. Mas não o inviabilizaram!
Por vídeo-conferência, foram feitas sessões com as turmas envolvidas, recordando o projeto e os seus objetivos e os alunos foram desafiados a colaborar com as suas propostas.
Após entrega das imagens (através dos vários meios tecnológicos agora em uso), respeitando e valorizando a autonomia, autenticidade e criatividade dos alunos, foi selecionada aquela que entendemos ser a que melhor representa a nossa interpretação da finalidade do projeto “O mar começa aqui” e, cumulativamente, mais facilmente se poderá replicar nas sarjetas/sumidoiros que rodeiam a nossa escola.
Da imagem final constam também os símbolos próprios da ABAE, o Projeto.
Na pintura final poderá vir a ser incluído também o logo da C M Anadia.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências