O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
"Quando recebi a proposta comecei por pesquisar imagens e ilustrações que envolvessem o mar, que usei como inspiração.
Usei o coração humano como base do desenho, porque é um órgão muito importante para nós, é como se fosse o nosso motor. As ondas dentro do coração são o oceano, então, é como se fosse o coração do oceano.
Para realizar este trabalho utilizei os seguintes materiais: uma folha sulfite A4, caneta feltro preta, tinta acrílica de vários tons de azul e o branco e uma folha de papel cavalinho A3.
As dimensões (70x (20+25)) são as que a professora forneceu de acordo com as medidas da sarjeta. Usei uma escala de redução para realizar a minha proposta.
Comecei por desenhar o coração e pintá-lo na folha A4. Depois fiz a frase numa outra folha, de forma a que ocupasse o espaço em branco debaixo do coração, na folha A3. No final, desenhei a sarjeta na folha A3, recortei o coração e a frase e colei tudo nos seus lugares.
A cor azul foi utilizada por ser a cor predominante no mar e por ser uma cor fria, mas ao mesmo tempo serena. Serenidade é uma das sensações que sentimos quando o contemplamos.
O objetivo é sensibilizar as pessoas de que devemos cuidar do mar e dar-lhe a mesma importância que damos ao nosso coração. Nós, seres humanos, somos os que mais poluem o mar e provavelmente os que mas precisamos dele".
Raquel Carvalho.

Memória descritiva do projeto:
Agrupamento de Escolas D. Sancho I - Vila Nova de Famalicão.
Professor coordenador da atividade- Ana Isabel Santos, professora de Educação Visual e do Conselho Eco-escolas.
Autoria da aluna Raquel Carvalho da turma 904.
A participação no Desafio foi aprovada em Conselho Eco-escolas;
Ocorreu uma reunião com o Município e com os coordenadores das outras escolas, para aferir os critérios que deveria obedecer e para selecionar o local que deverá ser aplicado;
O trabalho deveria obedecer às dimensões da sargeta (70cm/ 20cm) +25cm correspondentes ao limite do passeio. O município assumiu a distribuição das tintas (cores primárias);
O Desafio foi lançado às turmas de 9º ano, em articulação com a disciplina de Educação Visual.
Todo o trabalho foi iniciado na escola mas interrompido em março, devido à quarentena. Os alunos recomeçaram o trabalho à distância e terminaram em casa, deste modo;
Foi feita uma apresentação dos trabalhos de cada turma e foram votados os dois melhores;
Em videoconferência os professores do Conselho Eco-escola selecionaram o que deveria representar a Escola;
Por obedecer aos critérios, pela originalidade da mensagem e a sua simplicidade o trabalho da Raquel foi o selecionado.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências