O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EBI da Boa Água (Sesimbra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho foi feito pela aluna Sofia Carreto do 5.ºA, no seu diário gráfico, utilizando lápis de cor e seguindo as orientações da professora.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O desafio foi lançado pela professora Ana Marques, de E.V. da Escola Básica Integrada da Boa Água a 4 turmas da Escola de 5º e 6ºanos, onde as idades variam entre os 10 e os 12 anos. Só a introdução ao desafio foi feita na sala de aula, todo o trabalho posterior foi feito através do ensino à distância onde foram facultados diversos links para pequenos filmes sobre a fauna maritima típica da zona de Sesimbra e para o grande problema que é todo o tipo de lixo que sendo atirado para o chão ou que não é colocado no local correcto, acaba por ir parar ao mar. Os alunos foram desafiados a desenhar 4 projectos no seu diário gráfico. O projecto deveria chamar a atenção para o facto do mar começar na sarjeta/sumidouro e mostrar como as nossas acções podem prejudicar a vida marinha. No caso de o desenho incluir representação de espécies marinhas, deveriam ser privilegiadas as espécies autóctones (é natural do território onde vive; que tem origem no local onde se encontra) e conter a frase “O mar começa aqui”, integrando preferencialmente os logotipos do projeto e do Eco-Escolas.
A imagem deveria articular harmoniosamente o desenho com a sarjeta/sumidouro. A primeira selecção dos projectos foi feita pela professora de EV e pela coordenadora do Eco-Escolas da Escola. Os trabalhos seleccionados foram colocados na pagina de FB do Eco-Escolas da EBIBA e sujeitas a votação, tendo sido este o desenho mais votado.
A segunda fase do projecto só será realizada quando voltarmos à escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências