O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A professora Coordenadora e responsável por esta atividade, Fernanda Carvalho, desenvolveu
este projeto com alunos das turmas do 8º ano em articulação com a disciplina de Ciências Naturais
e Cidadania e Desenvolvimento.
Após a explicação do projeto aos alunos e relembrado o ciclo da Água, foi efetuada uma pesquisa,
principalmente sobre espécies autóctones e/ou endémicas de determinada região, sendo que
cada aluno selecionou uma espécie e iniciou o esboço, ainda em aulas presenciais.
É pertinente referir que os materiais dos alunos se encontram na escola e, devido à situação
socioeconómica da região, são poucos os alunos que possuem materiais adequados em casa.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Consideramos que o trabalho selecionado poderá representar uma mensagem mais significativa
devido à expressividade e estado de alerta constante dos olhos da rã, que permitirá uma maior
sensibilização para a necessidade de separar corretamente os resíduos que, lamentavelmente,
acabam por terminar o seu percurso no Mar e/ou sendo ingeridos por muitas espécies de seres
marinhos, entre outras, causando-lhes a morte.
Discoglossus galganoi
Capula, Nascetti, Lanza, Bullini and Crespo, 1985
Rã-de-focinho-pontiagudo, Discoglosso
Estatuto de Conservação: Quase Ameaçado
IMPACTE DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS SOBRE A ESPÉCIE
Este anfíbio ocorre, ocorre por todo o território continental português abaixo dos 1000 m de altitude,nas
imediações de pequenas massas de água com vegetação herbácea. Prefere terrenos encharcados (e.g.
prados, lameiros). Durante a reprodução, pode ser encontrada em charcos, ribeiras, canais de rega, lagos
litorais e em lagoas costeiras, sendo relativamente tolerante a águas salobras. Refugia-se debaixo do
substrato húmido ou entre a vegetação durante o dia, ou em períodos menos vantajosos
Ameaças
> Alteração/destruição do habitat e/ou dos locais de reprodução
> Destruição/perturbação de indivíduos
> Desertificação
> Intensificação agrícola
> Introdução de espécies exóticas (e.g. crustáceos, peixes predadores)
> Poluição (e.g. agrícola, industrial, pecuária)
> Regularização de sistemas hídricos
Conservação
> Proteção dos habitats
> Melhorar o conhecimento da sua biologia
> Conservação dos seus locais de reprodução
> Avaliação do estado atual das populações
> Combater a introdução/expansão de espécies espécies invasoras predadoras
> Adotar medidas eficazes para prevenção dos incêndios florestais
> Controlo da poluição

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências