O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica da Freguesia de Santo Isidoro (Mafra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O meu desenho serve para mostrar que é importante que todo o lixo seja colocado nos caixotes do lixo e não no chão. Se fôr para o chão acaba por ir para as sarjetas e depois para o mar, acabando por matar a vida marinha.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Esta atividade destinou-se à criação e escolha de um desenho e memória descritiva, no âmbito do Projeto “O Mar começa Aqui”.
O Projeto foi escolhido pela EB1/JI da freguesia de Santo Isidoro, no Conselho Eco-Escolas, com o objetivo de implementar estratégias de cooperação escola-autarquia para a promoção da sustentabilidade. Este projeto envolve 299 alunos, dos 3 aos 10 anos, do pré-escolar ao quarto ano de escolaridade sobre a coordenação das Professoras Ana Miranda e Carla Anastácio.
Os docentes começaram por sensibilizar os alunos para a importância do ciclo da água e ciclo urbano da água, na preservação da Reserva Mundial de Surf e de todos os ecossistemas.
Os alunos foram ver as sarjetas perto da escola e realizaram trabalhos de pesquisa sobre a importância do escoamento das águas fluviais.
Já no regime de Ensino à distância, partindo da frase “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” os alunos participaram no concurso que permitiu o envolvimento da comunidade educativa na elaboração dos desenhos.
O desenho da escola foi escolhido, por todos os docentes, por votação.
Os alunos e a comunidade educativa ficaram sensibilizados para a necessidade de preservação dos ecossistemas, da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular.
No próximo ano letivo serão pintadas as sarjetas na área envolvente da escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências