O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Consiste numa imagem muito simplificada de um peixe (que representa uma das espécies pescadas e consumidas na região- o peixe-porco ou peixe-burro, como é chamado...) pintado em azul junto da sarjeta e que come um cigarro, que é pintado sobre a mesma em branco e laranja. A sarjeta tem as dimensões reais de 53cm x 30cm e está representada à escala de 1:5.
Os logotipos, do programa Eco – escolas e do projeto “O Mar começa aqui”, podem ser aplicados ao contrário daquilo que o desenho representa- o do Eco-escolas na beata do cigarro e o do projeto, no peixe (desconhecemos o tamanho dos logotipos em stencil, mas a ideia poderá sempre ser adaptada. O logotipo do projeto poderá ser também aplicado em negativo -o que é branco será preto- e, o seu tamanho aumentado).
Assim, a sarjeta será pintada de cor branca para que represente o cigarro, e imediatamente a seguir, já sobre a calçada que é o pavimento exterior da escola e o que envolve a sarjeta, o laranja, que representa a beata.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto foi divulgado pela coordenadora do programa na escola E.B 2/3 de Júdice Fialho, Ana Marques Vieira, que também o orientou.
Leciona Educação Tecnológica às turmas do 5º ano e estava a ser desenvolvido na escola pelas turmas todas do 5º e 7º ano, na disciplina de ET (e algumas do 6º ano, cujos professores assim o entenderam).
Começou-se pela dinamização de uma sessão informativa sobre resíduos pela A.L.G.A.R., empresa que os gere no concelho, com a presença de alunos do 5º ao 9º ano. Consistiu na apresentação da temática dos resíduos e separação através de um twist de chão, o qual os alunos tiveram a oportunidade de jogar e responder.
Posteriormente esta empresa apresentou ainda, no âmbito do seu Roadshow e num DOLME que instalou na escola, um filme para todos os alunos de 5º e 6º ano, sobre separação e reciclagem.
Como sensibilização dos alunos para esta problemática em específico, dinamizou-se uma sessão informativa dirigida a todas as turmas da escola, promovida pelo Oceanário/Fundação Oceano Azul, pela bodyboarder Joana Shencker ,acerca da poluição no mar.
Ainda e em sala de aula os professores promoveram a visualização de vídeos/filmes, através dos quais se fomentaram debates e reflexões sobre a problemática.
Os alunos deram início ao seu projeto, apresentando várias propostas através de desenhos que executaram, depois de este lhes ter sido explicado.
Dessas ideias foi selecionada uma, que depois cada um executou numa folha, aplicando as noções de representação à escala, conteúdo da disciplina de Educação Tecnológica. Finalmente, depois de desenhada a sarjeta à escala, adequaram-lhe o desenho previamente escolhido.
Devido à paragem das atividades letivas não foi possível reunir a maior parte das propostas concebidas e por essa razão apenas as realizadas pelas turmas do 5ºano foram analisadas e, uma delas selecionada.
Participaram neste projeto 250 alunos da escola com idades compreendidas entre os 10 e os 13/14 anos.
A proposta selecionada é do aluno Guilherme Torrado, do 5º ano, turma D, e foi escolhida pela sua simplicidade e eficácia (com que chama a atenção e transmite a mensagem).

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências