O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola EB nº2 da Lousã (Lousã)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
MEMÓRIA DESCRITIVA DA IMAGEM
Suporte utilizado: papel cavalinho, tamanho A4
Materiais riscadores: lápis de grafite HB; canetas de feltro
Técnicas: pintura com canetas de feltro (mancha, linha e pontilhismo)

Memória descritiva do projeto:
MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO
Agrupamento de Escolas da Lousã
Escola Nº 2 da Lousã
Professora Coordenadora Eco-Escolas: Liliana Brites
Professora coordenadora da atividade: Maria Cristina Baltazar Chau
Aluno: Pedro Correia Barros, 11 anos, nº 16, 5ºC
Síntese das várias fases do projeto:
Inicialmente a Escola foi desafiada pelo Serviço Educativo da Câmara Municipal da Lousã e o Conselho Eco-Escolas, em reunião, prontamente aceitou.
Sendo uma iniciativa que englobaria sensibilidade artística, a Coordenadora eco-escolas, convidou a Professora Cristina Chau (disciplina de Educação Visual) a participar com as suas turmas de 5º ano. Assim, deu-se início à fase de sensibilização com três turmas: A/B/C.
No âmbito de uma parceria com a CIM (Climagir), os alunos tiveram a oportunidade de entender a quantidade de lixo que chega ao oceano através de uma apresentação pedagógica, da visualização de um vídeo sobre alterações climáticas (animados/ficção) e de um jogo quizz de educação ambiental.
Foram ainda sensibilizados nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Educação Visual.
A fase seguinte contemplou uma pesquisa sobre o tipo de sarjetas de passeio e sumidouros nas imediações da Escola, bem como no centro da vila.
Os alunos puderam perceber que o desenho a concurso teria que ter a sarjeta/semidouro como ponto de partida trabalharam em sala de aula, numa primeira fase, acabando os seus projetos nas suas casas, dado o país ter ficado em estado de emergência, com confinamento obrigatório.
Os projetos foram enviados para a Coordenadora, via mail, até ao dia 07 de maio, ficando desde desse dia a votos numa Classroom (criada em tempo de Covid-19 para todas as atividades Eco-Escolas), onde os participantes (alunos, encarregados de educação, professores e auxiliares de educação) puderam escolher o seu favorito.
Dessa votação saíram os 5 mais votados, ficando posteriormente à consideração do júri, a decisão final (Conselheiros Eco-Escolas e Professora de EV).A difícil tarefa foi executada, sendo escolhido o trabalho do Pedro Barros, pela sua originalidade, criatividade e cor.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências