O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB1 Oliveira do Castelo (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Após pesquisa na Internet sobre as espécies marinhas da costa portuguesa, chamou-me à atenção o robalo, pela beleza da sua cauda e das suas barbatanas cinzentas-prateadas.
Resolvi pintar a cauda e as barbatanas com a cor original do peixe e o resto do corpo foi preenchido com linhas curvas, que simbolizam o movimento das ondas do mar. Pintei-o de seguida com as cores vivas do arco-íris, para transmitir alegria. Inspirei-me na aula de Educação Artística do #EstudoemCasa, onde foi abordado o tema dos contrastes. A torneira e o copo de água simbolizam que o mar começa na casa de cada um de nós e todos temos de dar o nosso contributo para a preservação do ambiente.
Os materiais usados foram papel de desenho A4, lápis de carvão, lápis de cores e marcadores.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A EB 1 de Oliveira do Castelo, por solicitação do Município de Guimarães, cujo Projeto Pegadas, projeto este no âmbito da temática da ecologia e da proteção do meio ambiente, na pessoa do seu coordenador Eco-escolas, José Sousa, resolveu participar neste desafio "o Mar Começa Aqui". A nossa escola é composta por 350 alunos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.
Este projeto iniciou-se com um pequeno workshop, que incluía algumas experiências coma a água e teve como objetivo consciencializar para o consumo racional da água. Foi mostrado um Powerpoint em que os alunos puderam distinguir ciclo natural da água de ciclo urbano da mesma. Aqui constataram o percurso que a água faz da nossa torneira até ao regresso à mesma. Conheceram o significado de ETA e ETAR e repararam que tudo o que lançamos na água vai parar ao rio e por consequência ao mar. A partir daí, este tema foi trabalhado em cada um dos anos, no entanto os trabalhos foram interrompidos pela pandemia. Já em confinamento foi lançado este desafio "O Mar Começa Aqui". A participação foi razoável, houve cerca de 50 trabalhos enviados, no entanto há sempre o constrangimento da distância que impede a comunicação direta e as instruções para a realização do trabalho não foram compreendidas por todos. Foi este o único constrangimento.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências