O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Básica 2,3 de S. Torcato (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
DESCRITIVA DA IMAGEM
Os alunos do Clube Eco-Escolas, da Escola Básica de São Torcato, aceitaram com muito entusiasmo, o desafio “O Mar começa aqui…”. Seguiram as orientações da Coordenadora do Programa Eco-Escolas, Professora Paula Lopes, onde teriam de ilustrar uma imagem da sua autoria para ser replicada, no próximo ano letivo, em algumas das grelhas de escoamento (sarjeta/sumidouro) de águas pluviais nos limites da escola. O objetivo desta iniciativa foi sensibilizar para o facto do lixo abandonado ser frequentemente arrastado, através do escoamento das águas pluviais, até às nossas ribeiras e, posteriormente, até ao mar.
Este desenho representa o símbolo da nossa escola e da vila onde se encontra inserida, Vila de S. Torcato, as águas cristalinas que desaparecem num sumidouro que retrata a pureza da água, um barquinho de papel que representa a inocência das brincadeiras das crianças e a sua genuinidade.

Memória descritiva do projeto:
O desafio foi concretizado por alunos do 5.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. Os trabalhos foram propostos no início do 2.º período, no clube Eco-Escolas, quando se abordou a temática da Educação Ambiental pela autora do livro “Criaturas do Planeta Azul”, Cristina Araújo em que a mensagem final foi “ As nossas acções têm um grande impacto no nosso Planeta Azul”.
Este desafio consistiu numa campanha de sensibilização, que proporcionou como objetivos principais:
-Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
-Educar para uma cidadania ativa incitando os nossos alunos a passarem a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;
-Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;
Posteriormente os alunos foram encaminhados para o exterior da escola onde visualizaram, na berma do passeio, junto ao gradeamento da escola um sumidouro, onde todos costumam passar na sua ida para a escola.
A metodologia implementada envolveu diferentes fases:
1.ª fase: Todos os alunos do clube Eco-Escolas realizaram um esboço com lápis de carvão de uma imagem a desenhar no sumidouro;
2.ª fase: Passaram à fase de coloração;
3.ª fase: Todos os desenhos realizados foram a votação pelos elementos presentes no clube;
4ª fase: Divulgação do trabalho no placard do Eco-Escolas.
O resultado final foi bastante satisfatório. Constatámos que os nossos alunos continuam sensibilizados para as questões ambientais.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências