O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
No âmbito da disciplina de Desenho A, em articulação com o projeto Eco Escolas, foi-nos proposto a elaboração de um esboço para pintar uma sarjeta em Anadia, tendo como tema “O Mar Começa Aqui”.
Antes da realização do projeto, a professora alertou para a problemática da poluição no planeta. Foi nesse sentido que elaborei, inicialmente, um pequeno trabalho de pesquisa relativamente à problemática da poluição dos mares, por forma a melhorar o meu conhecimento sobre os principais problemas que afetam os oceanos. Todos sabemos que a poluição tem origem humana, em terra e no mar, e representa uma grave ameaça para as formas de vida e para o equilíbrio dos ecossistemas. Cerca de 80% destes poluentes são plásticos e a maioria provém de atividades desenvolvidas em terra. Por isso, é necessário alertar as pessoas, tentando promover comportamentos que possam evitar a poluição.
Quando comecei a pensar no meu projeto artístico, queria que o mesmo tivesse algum impacto e pudesse alertar para a problemática da poluição a todos os níveis, principalmente a marinha.
Depois de ponderar, pensei em representar um golfinho por ser uma espécie muito sociável que eu e muitos de nós veneramos. Em Portugal existe uma população residente no estuário do Sado. Apresenta uma gama de tons simples, suaves, belos e geralmente escuros, com os flancos mais claros que o dorso e a parte ventral da metade anterior do corpo também mais clara. Exibe, em geral, cabeça e corpo robustos. É um nadador rápido e vigoroso, muito ativo à superfície que interage muito com os humanos e que considero imprescindível preservar. Nessas incursões pela superfície acaba por estar extremamente exposto à poluição.
Normalmente a ilustração deste cetáceo em livros infantis e feita em tons de azul por chamar mais a atenção das crianças. Por este motivo usei estes tons.
Para o projeto, optei por materiais aquosos, como as aguarelas. Para ultimar pormenores, recorri aos lápis de aguarela e à caneta gel para os pontos de luz. Na laboração final serão utilizadas tintas de água.
O objetivo será proceder à pintura de sarjetas no chão pelas ruas de Anadia, despertando consciências para o flagelo da poluição marinha. Está nas nossas mãos reduzir a quantidade de plástico e encaminhar o que usamos para a reciclagem, impedindo que vá para o mar.
Maria Vegera, nº 12, 12º D

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica e Secundária de Anadia
Professora coordenadora: Maria Luísa Martins Costa Henriques Flores
Alunos envolvido:
• Ano escolaridade: 11º e 12º anos.
• Idades dos alunos: 16 a 17 anos
• Número de alunos: 20 alunos
Síntese das várias fases do projeto:
Por forma a alertar os alunos para a necessidade de preservação dos ecossistemas aquáticos e para a problemática da contaminação das linhas de água da rede hidrográfica e a consequente poluição marinha, foi lançado o concurso de desenhos que a escola pretende reproduzir nos sumidouros das águas pluviais. Com este concurso os docentes pretenderam, igualmente, levar os alunos a aprender, a observar e a representar os elementos do quotidiano e da natureza, ampliando a sua perceção visual.
Esta atividade teve como principais destinatários os alunos de Artes da docente Fátima Lourenço estando, no entanto, aberta à participação de outros elementos, pois considera-se fundamental passar aos jovens a mensagem de que tudo o que cai ao chão vai parar ao Mar.
Foram entregues à coordenadora do eco-escolas 34 desenhos.
Em reunião restrita do conselho eco-escolas, realizada por videoconferência no dia 6 de maio, onde participaram apenas alunos e professores da escola, foram analisados os esboços e selecionado o que se apresenta a concurso.
Como critério de seleção, o conselho eco-escolas considerou os seguintes aspetos:
• adequação das imagens às características das sarjetas da área envolvente;
• a integração da frase “O Mar Começa Aqui”;
• as cores da imagem, considerando a tonalidade da sarjeta;
• a dimensão da imagem relativamente ao tamanho do sumidouro.
A ilustração apresentada a concurso foi selecionada com nove votos a favor, tendo o segundo lugar obtido oito votos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências