O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) (Funchal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Aqui desta sarjeta consigo avistar
Peixes brilhantes e coloridos
Porque não deito lixo p´ro mar.
Esta é uma das suas portas
Muitas mais pelo mundo há
Mas se todos fizermos a nossa parte
O mar agradecerá.
Não utilizes as sarjetas
Para lixo depositar
Fica feio na natureza
E mau cheiro vai deixar

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Serviço Técnico de Educação Especial - STEE
Coordenadoras Eco-Escolas: Dina Fernandes e Rita Sol
Alunos com Necessidades Especiais: idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos
O desafio “ O Mar Começa Aqui” teve o seu inicio após a ponderação das coordenadoras Dina Fernandes e Rita Sol sobre o que era exigido para os diferentes projetos, análise das capacidades intelectuais e motoras dos alunos do STEE.
Lançamos este desafio à professora de EVT, Sofia Faria, que aceitou prontamente colaborar connosco, uma vez que a natureza deste projeto carateriza o tipo de intervenção que a docente habitualmente realiza com os alunos.
Como é nosso lema, no acompanhamento diário feito aos alunos, nas suas rotinas de higiene e alimentação, estes, são sensibilizados, para não deitar objetos e líquidos prejudiciais nas sanitas e lavatórios e a correta separação de resíduos, nomeadamente os recipientes dos iogurtes.
Este trabalho foi realizado em duas fases:
1- Antes confinamento - foram selecionados dez alunos de diferentes grupos para participarem neste desafio e, junto a um sumidouro, fomos dialogando acerca das consequências de alguns líquidos e/ou objetos não serem devidamente descartados. Foram ainda visualizadas e exploradas ilustrações e vídeos, para melhor aquisição e compreensão da mensagem. Nas aulas de EVT foi iniciado o esboço do trabalho, mais especificamente o desenho dos peixes.
2- Em confinamento – de modo a concluir esta fase do trabalho, seguindo orientações dadas previamente pela professora, solicitamos às famílias, um apoio mais direto aos seus educandos na pintura dos peixes e realização do grafismo representante do mar.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências