O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Secundária de Santa Maria (Sintra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
“O MAR COMEÇA AQUI”
Escola Secundária
de Santa Maria
Agrupamento
Monte da Lua, Sintra
Memória Descritiva da Imagem – Título: O Tubarão-plástico
A imagem simboliza a vida marinha afetada pela poluição de origem antrópica.
A mensagem é dada pelas projeções laterais da cabeça do tubarão-martelo, que, neste desenho, adquirem a forma de garrafa de plástico e pelo saco plástico que se prendeu na cauda.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
“O MAR COMEÇA AQUI”
Escola Secundária
de Santa Maria
Agrupamento
Monte da Lua, Sintra
Memória Descritiva do Projeto – Título: O Tubarão-plástico
Os alunos foram desafiados a produzirem um desenho subordinado ao tema proposto pela Câmara Municipal de Sintra “O Mar Começa Aqui”. Fizeram várias pesquisas em sites que abordavam este assunto. Com elementos e animais marinhos e limitados a um espaço previamente definido, começaram a fazer estudos de formas e cor.
Depois dos projetos concluídos, individualmente fizeram o stencil, a partir de folhas de acetato. Cortaram todos os elementos com o x-ato e depois com o auxílio de uma esponja e de tinta guache ou aguarela, decalcaram-nos para uma folha de papel própria para o efeito.
Os trabalhos foram expostos e os professores e coordenadores do projeto escolheram três trabalhos que acharam que estavam dentro do pretendido pela CMS. Estamos a aguardar o parecer dos serviços técnicos da CMS e da empresa FabLab para saber qual a viabilidade para a execução do stencil. Para este concurso do Programa Eco-Escolas selecionámos “o Tubarão-plástico”.
A Escola Secundária Santa Maria do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, abraçou o projeto “O que Cai ao Chão, Cai ao Mar” promovido pelo Município de Sintra. Os professores /coordenadores deste projeto foram o Professor José Manuel Laranjo e Vasco Leal.
Projeto que incidiu sobre a necessidade de alertar a população em geral para o problema atual do lixo no chão, que por ação do vento e da chuva, rapidamente inicia o seu trajeto até ao mar. As sarjetas que servem para escoar as águas pluviais e para impedirem cheias e provocar danos nos meios urbanos, não têm na sua constituição filtros, pelo que todo o lixo que é deitado ao chão, em especial os resíduos leves como as beatas de cigarro, entra nas sarjetas e é encaminhado através dos rios e ribeiras, para o mar.
Para além de promover a sensibilização ambiental da população em geral, esta iniciativa visa também estimular a criatividade dos alunos e promover a cidadania ativa. Os participantes nesta ati-vidade foram os alunos de duas turmas de 10º e uma de 11ºano, com idades compreendidas entre os 15 e os17 anos.
Na criação do desenho à escala, os alunos tiveram em conta que a imagem stencil tinha a dimensão máxima de 60cm x 40cm, e que deveria ser demarcada na área do lancil adjacente à sar-jeta, devendo pintar-se a grelha da sarjeta de cor azul. A superfície onde se irá demarcar a mensagem deverá ser o mais plana possível.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências