O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB1/PE da Achada (Funchal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Tendo em conta a participação da nossa instituição neste projeto, acordamos, juntamente com os discentes, que fosse representado um animal. Pensamos que faria todo o sentido constar uma espécie endémica da R.A.M e, após votação, elegemos o polvo. Todo este processo, enquanto presencial, levou-nos à explicação de todo o processo e à necessidade de definir todas as etapas. Definimos “sarjeta”, falamos da poluição marinha, esclarecemos o simbolismo desta pintura e esclarecemos dúvidas que foram surgindo.
Para a realização desta etapa, fornecemos algumas "instruções" por email, devido ao contexto epidemiológico atual.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da Escola: EB1/PE da Achada
Coordenadores: Carla Paredes e Ferdinando Gonçalves
Identificação do aluno: Luís Vasconcelos, 7 anos, 2ºB
Demos início a este projeto, ainda em modo presencial. Auscultamos o tema com os discentes, esclarecemos dúvidas e procedemos à votação para o animal a pintar. Ficou decidido que seria o polvo.
Logo de seguida, estramos em confinamento e, em primeiro lugar, tivemos que “criar” ligações com os encarregados de educação, para podermos prosseguir com o trabalho. Confessamos que não foi fácil e ainda não é. A novidade juntamente com a situação epidemiológica, tornou-se assustadora para todos e a adaptação, para muitos e por várias razões, praticamente impossível. Mas, com a colaboração de colegas, conseguimos chegar a algumas casas.
Por email, enviamos as “instruções” para a execução da ilustração nestes termos:
“Olá,
Os Professores Eco-Escolas, juntamente com a tua Professora, temos uma proposta para ti.
Lembras-te de nas últimas aulas que tivemos, de Artes Visuais termos falado no projeto “Eco-Escolas” – “O Mar começa aqui”?
Podes consultar https://ecoescolas.abae.pt/o-mar-comeca-aqui/
Relembramos que era para pintarmos uma sarjeta/sumidouro existente na garagem de estacionamento da nossa escola, pelo desenho escolhido.
Com o trabalho final, pretende-se uma composição visual do tipo da que se segue, mas com o nosso animal. Se bem te lembras foi o polvo.
BOM TRABALHO!”
Juntamente, anexamos algumas fotos da sarjeta e alguns links de apoio.
No final, o trabalho do Luís foi o escolhido. Criança pequena de 7 anos, deu-nos um lindo polvo de que muito nos orgulhamos. Segundo feedback da mãe, fê-lo de bom grado, pois adora desenhar.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências