O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica do Castelo (Sesimbra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Tendo como ponto de partida uma das grelhas de uma sarjeta situada no parque Augusto Pólvora e como premissa a frase “O MAR COMEÇA AQUI”, o desenho é composto por uma grelha pintada de azul, rodeada por dois peixes que estão de vigia, transmitindo-nos a ideia de “MAR AQUI TÃO PERTO”
As pegadas humanas e de um animal doméstico alertam para a pegada HUMANA:
Não só o HOMEM polui os mares com o seu próprio descuido, como não deve permitir que o seu animal doméstico o faça.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
“O Mar começa aqui” na Escola Básica do Castelo, concelho de Sesimbra
Participaram no concurso 3 turmas do 5º ano de escolaridade (turmas E, F e G) e 2 turmas do 8º ano de escolaridade (turmas A e B) num total de 124 alunos, de idades compreendidas entre 10 e 14 anos, sendo este projeto da responsabilidade da professora Teresa Oliveira.
A Escola insere-se numa zona rural, mas muito próxima, de uma vila piscatória, pelo que todos os temas relacionados com o mar, são sensíveis aos alunos. Muitos deles têm ou tiveram familiares cuja profissão está relacionada com o mar. Na escola este projeto teve seis fases.
Na primeira fase, os alunos foram sensibilizados para esta temática, ao assistir a uma Eco-palestra sobre o Lixo do Mar, pela investigadora da FCT NOVA, Flávia Silva.
Na segunda, os alunos construíram peixes com resíduos (plástico e cartão) e comemoraram o Dia do Mar, com uma exposição no pátio da escola, com uma rede de pescadores onde foram colocadas várias espécies de peixes e lixo, para sensibilizar para a poluição no mar.
Na terceira fase, foi trabalhado o Tema da Água nas disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química no 3ºciclo e Ciências Naturais no 2º ciclo. Foi usada ainda a maleta “Água para todos” e realizadas algumas atividades/propostas com os alunos em sala de aula, tais como o cálculo da pegada hídrica.
Na quarta fase, foi apresentado o projeto o Mar começa aqui. Foram usadas imagens de trabalhos relacionados com o tema para ajudar os alunos a compreenderem o que se pretendia com este projeto. Foi nesta fase que as escolas encerraram.
Na quinta fase, já com o Ensino à distância, foi retomado este desafio, esclarecidas as dúvidas dos alunos e com a orientação da professora Teresa Oliveira, produziram-se os trabalhos.
Na última fase, foi constituído um júri de 4 professoras: as três professoras da Eco-Escolas do Castelo e a professora responsável pelo projeto, Teresa Oliveira que escolheram o trabalho a concurso. Depois de várias fases de seleção, foi escolhido o trabalho da autoria da aluna Leonor Viegas do 8ºA.
Esperemos que a campanha produza resultados práticos e possa contribuir para a diminuição do lixo que vai para o mar.
“O Mar começa aqui!”

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências