O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho escolhido pelos alunos representa um espantalho dos campos ribatejanos que aqui com nova indumentária se prepara para chamar a atenção para a proteção do mar e dos seres que o habitam.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A turma do 3º/4º F realizou esta atividade sob orientação da profª titular de turma, Maria de Fátima Figueiredo. É uma turma com dois anos de escolaridade tendo catorze alunos do quarto ano e sete alunos do terceiro ano, As idades dos alunos são entre os oito e os dez anos de idade.
A turma começou o projeto no início do segundo período com a visualização de um vídeo sobre a poluição dos mares e oceanos.
Após a visualização do vídeo foi realizado um debate onde os alunos puderam com base no que viram e no seu conhecimento prévio refletir sobre o problema. Após o debate alguns alunos sugeriram que poderiam fazer um trabalho de pesquisa de modo a identificarem as causas que contribuem para esta poluição e as consequências que daí vem para a vida das espécies marinhas e para a vida do ser humano.
Os alunos realizaram os trabalhos em pequenos grupos e fizeram a apresentação aos restantes grupos através de cartazes, ilustrações e textos.
Numa segunda fase a professora apresentou aos alunos o projeto "O Mar começa aqui" e o seu objetivo. O entusiasmo dos alunos foi imediato e inicia-se a fase do desenho das figuras que poderão ser pintadas na rua. Dada a situação da pandemia que levou ao encerramento das escolas no dia 13 de março o projeto foi interrompido nesta fase.
No início do terceiro período a professora propôs aos alunos darem continuidade ao trabalho nas suas casas e assim aconteceu.Os alunos fizeram os desenhos que enviaram à professora. Numa aula síncrona foi votado por todos o desenho que seria enviado.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências