O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Secundária de Alfena (Agrup de Escolas) (Valongo)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O trabalho tem representadas várias espécies marinhas que podemos encontrar no nosso oceano, tais como o polvo, o golfinho, o caranguejo, a estrela-do-mar, bivalves e a bodelha. Estas espécies cativam-nos pela sua beleza sendo muito importante preservar os seus ecossistemas garantindo a nossa biodiversidade. Assim, através de uma cidadania ativa, queremos alertar não só a comunidade educativa, mas toda a sociedade para que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
O trabalho selecionado será posteriormente adaptado à sarjeta que nos for atribuída e dele constarão também os logótipos do projeto “O mar começa aqui” e da Eco-Escola. É de salientar que caso seja possível, poderemos também pintar outras sarjetas na escola ou em locais próximos, uma vez que temos também outros trabalhos originais que cumprem os mesmos objetivos.

Memória descritiva do projeto:
A equipa Eco-escolas do agrupamento de escolas de Alfena face ao desafio proposto pela Eco-Escola e respondendo também à solicitação da Câmara Municipal de Valongo, aderiu, durante o segundo período, ao original desafio “O mar começa aqui”. É uma proposta aliciante que nos permitirá um trabalho de proximidade com a autarquia e com a generalidade da população da área do nosso agrupamento. Inicialmente projetou-se lançar o desafio, em trabalho de grupo, a várias turmas do ensino básico e secundário. No entanto, face às medidas de confinamento que fomos obrigados a tomar e à alteração de comunicação com os nossos alunos, tivemos que reformular toda a operacionalização do processo.
Assim, e tendo em conta as nossas possibilidades, decidimos lançar o desafio a um grupo mais restrito de alunos, selecionando a turma do oitavo ano que mais ativamente tem aderido a projetos do foro ambiental. A proposta foi lançada pela professora Paula Raquel Cavadas, no âmbito da disciplina de Identidade, Cultura e Empreendedorismo em articulação com a disciplina de Ciências Naturais. Foi realizada uma apresentação prévia do projeto e foram relembrados temas já abordados durante o presente ano letivo na disciplina de Ciências Naturais (Os ciclos de matéria nos ecossistemas; Ação humana e ciclos de matéria; Equilíbrio dinâmico e sustentabilidade). Todos os alunos responderam positivamente e apresentaram propostas, muitas delas com a colaboração de familiares. Desta forma, o projeto começou já a cumprir os seus objetivos, uma vez que em ambiente doméstico, os alunos começaram por alertar os seus familiares para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular, fazendo uso da sua criatividade e desenvolvendo competências na área da expressão plástica. Os trabalhos propostos foram submetidos na Plataforma Moodle, onde através de votação online os alunos selecionaram o trabalho que representará o agrupamento.
O trabalho vencedor é da autoria da aluna Maria Clara Moreira, nº 15, do oitavo ano, turma A, de 13 anos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências