O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico (São Roque do Pico)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A baleia é um símbolo marcante na ilha do Pico, pois a caça ao cachalote faz parte da sua história, havendo vários museus que documentam esta atividade.
Felizmente, que hoje em dia, os cachalotes continuam a ter um papel importante na atividade económica da ilha do Pico, mas por uma razão diferente. O mar em volta da ilha é um local por excelência para a atividade de Wale Watching, atraindoi muitos turistas.
O desenho foi feito no papel e pintado a lápis.
Após a digitalização da imagem, foi adicionado o lotopico Eco-Escolas e o texto que se encontrava escrito a lápis no desenho da aluna.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto foi-nos proposto pelo município de São Roque do Pico, ao qual aderimos pela pertinência que o mesmo tem, até porque nós ilhéus temos uma relação muito próxima com o mar.
Numa segunda fase, o tema da poluição do mar foi debatido com os alunos do 5.º ano e foi-lhes proposto que elaborassem um desenho que sensibilizasse as pessoas para o impacto que as águas residuais têm na poluição marinha, tentando enfatizar que tudo o que cai nos sumidouros irá parar ao mar.
Os alunos aderiram e obtivemos aproximadamente 20 desenhos. A seleção foi difícil, gostaríamos de participar no concurso com mais desenhos, embora alguns necessitem de ser ajustados para pintura nos sumidouros.
O trabalho que submetemos é da autoria da aluna Vitória Soares com 10 anos de idade.
No próximo ano letivo, tencionámos realizar as pinturas nos sumidouros.
Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico
Coordenadora: Prof.ª Juliana Machado
Alunos: 2 turmas de alunos do 5.º ano com média de idades de 10/11 anos
Número de trabalhos: 20 desenhos

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências