O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Básica de Vale de Milhaços (Seixal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O Mar Começa Aqui – Memória Descritiva da Imagem
"O Mar Começa Aqui" é um projeto que tem como objetivo alertar para o lixo que, através das sarjetas/sumidouros, vai parar ao mar.
Assim, o desenho representa uma sarjeta/sumidouro do nosso Concelho, próxima da nossa escola, e foi feito a partir de uma fotografia tirada previamente. Através da fotografia, conseguiu-se reproduzir a sarjeta/sumidouro, mantendo a relação de escala entre a largura e comprimento.
O nome do projeto, “O Mar começa Aqui”, encontra-se em destaque para chamar a atenção e mais facilmente sensibilizar quem passa. As palavras Mar e Aqui são ainda mais salientadas, pintadas como se fossem feitas de água que escorre (como a água da chuva que se acumula nas ruas e depois é escoada).
Toda a sarjeta/sumidouro está rodeada de água, água acumulada que se vai escoando através dela.
No entanto, na parte superior, representaram-se diversos tipos de lixo, que muitas vezes encontramos na rua, deixados por quem não o colocou nos devidos ecopontos. O tom da água é de um azul mais escuro e acinzentado, refletindo a presença da poluição causada pelos resíduos ali deixados ao abandono, sem respeito pelos outros e pelas consequências dessa atitude. Muitos deles são plásticos, materiais de degradação extremamente lenta e extremamente perigosos para a vida marinha.
Na parte inferior, encontram-se representadas diversas espécies marinhas, ilustrando a biodiversidade dos oceanos e relembrando o que devemos preservar. O tom da água é mais claro, límpido, como se pretende que a água dos oceanos permaneça. Sem poluição!
Vamos deixar que a água poluída de resíduos escorra para o mar e destrua esta beleza?
NÃO!
Por isso, este desenho é um alerta: Vamos agir corretamente, vamos evitar os plásticos, não vamos deitar lixo para o chão, vamos proteger os oceanos, vamos proteger a biodiversidade marinha!
Esperamos que este desenho venha a ser concretizado em pintura real de algumas das sarjetas/sumidouros do nosso Concelho, incluindo algumas da nossa escola.

Memória descritiva do projeto:
O Mar Começa Aqui – Memória Descritiva do Projeto
Escola Básica de Vale de Milhaços, Corroios, Seixal (distrito de Setúbal)
Professores Coordenadores da Atividade: Maria Helena Lança (Coordenadora do Projeto Eco-Escola) e Patrícia Marques (Professora de Educação Visual)
Alunos participantes: 9 alunos de 5º e 7º ano, entre os 10 e os 12 anos de idade.
Síntese: A participação da nossa escola no projeto “O mar começa aqui” pode dizer-se que teve início numa das reuniões presenciais do nosso Conselho Eco-Escola, no 2º Período. A representante da Câmara esteve presente, revelou que estavam a considerar participar, e questionou se a nossa escola estaria disposta a colaborar. Nós também já tínhamos conhecimento do projeto e estávamos interessados. Assim sendo, a nossa escola inscreveu-se no projeto assim que teve conhecimento de que a Câmara Municipal do Seixal tinha aderido ao projeto.
O projeto foi divulgado através dos diretores de turma, que por sua vez o transmitiram ao restante conselho de turma.
Ainda durante o 2º período e em tempo de aulas presenciais, foram vários os diretores de turma e professores da área das artes que se mostraram interessados, solicitando mais informações sobre o projeto, alguns já começando a planear o envolvimento dos alunos no projeto.
Todavia, a interrupção das aulas presenciais e a declaração do estado de emergência, deitou por terra os planos feitos.
Quando, já no terceiro período, retomámos o projeto, divulgando as alterações e apelando de novo à participação, mais uma vez através dos diretores de turma, a adesão não foi tão grande.
Alunos e professores estavam a atravessar um período de adaptação à nova realidade, procurando novas formas de aprender e de ensinar, e o tempo para projetos estava limitado, sobretudo porque existiam diversos projetos a decorrer.
Muito se consegue fazer à distância, mas também há muitas limitações…
Ainda assim, o projeto foi transmitido a alunos e encarregados de educação e alguns responderam ao desafio, enviando os seus desenhos. Desenhos criativos, adequados ao nível de escolaridade dos alunos. Nem sempre a qualidade da imagem era a melhor (dependendo da forma como digitalizaram a imagem) mas a vontade de participar é que conta. Por outro lado, foi uma forma de efetuar uma sensibilização da comunidade escolar para este tema.
Uma vez que apenas um projeto poderia ser enviado para concurso, foram divulgados os desenhos apresentados (anónimos) e efetuada uma votação através de um formulário online (no GoogleForms).
Votaram diretores de turma, alunos Embaixadores do Ambiente e outros membros do Conselho Eco-Escola (incluindo encarregados de educação, pessoal não docente e representantes das entidades exteriores). O desenho/projeto selecionado obteve 62% dos votos e pertence a uma aluna de 12 anos, do 7º ano de escolaridade.
Todos os projetos apresentados foram divulgados na página do Facebook do nosso Projeto Eco-Escola. Esperamos dar continuidade a este projeto no próximo ano letivo. Se houver condições, estes e outros projetos que venham a ser apresentados, irão ser concretizados e decorar as sarjetas /sumidouros da nossa escola. Um deles, situado na base da rampa que serve de entrada na nossa escola, tem mais de dois metros de comprimento e poderá adequar-se a um belo projeto.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências