O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O projeto possui uma ilustração da biodiversidade marinha característica do nosso litoral, tanto com algas como peixes, moluscos, etc.., podemos encontrar as seguintes espécies no projeto:
- Polvo-comum - Octopus vulgaris
- Lula - Loligo vulgaris
- Sardinha - Sardina pilchardus
- Amêijoa-boa -Ruditapes decussatus
- Mexilhão - Mytilus spp
- Algas Castanhas – Fucus serratus
- Algas verdes – Ulva sp.
Foi nossa intenção no desenho posicionar todos os seres vivos o mais na ponta da sarjeta de modo a dar a sensação de que toda a vida marinha está a sair de lá de dentro, incorporamos água nas pontas para dar mais impacto a toda a agitação da pintura e quisemos realçar em branco “O MAR COMEÇA AQUI” com setas a apontar para a sarjeta, branco pois estará em contraste com o chão no qual vai ser pintado.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal
Professor Coordenador da Atividade: Tânia César
O projeto iniciou-se com um incentivo e convite a todas as turmas para a sua participação coletiva ou individual durante o Conselho Eco-Escolas. Nessa fase apenas duas turmas que se mostraram mais interessadas.
Após a interrupção das atividades presenciais a 13 de março, a mesma atividade foi divulgada na plataforma Classroom, convidando todos os alunos e apelando à sua participação.
A turma vencedora pertence ao Curso Técnico Superior de Cuidados Veterinários, que a nossa escola leciona em parceria com a Escola Superior Agrária de Santarém. As idades dos alunos participantes variam entre 18-22 anos, sendo os integrantes deste projeto: Andreia Faria, António Castro, Madalena Siragusa, Pedro Colaço, Joana Gouveia, Inês Brito, Lara Chá, Sandra Silva, Cristiana Saramago, Cheila Pereira.
Os alunos referem como principais fases deste projeto:
- realização de um esboço inicial, tendo surgido 4 hipóteses principais;
- votação e escolha da decisão final;
- substituição de algumas espécies do esboço inicial por espécies características da nossa biodiversidade marinha;
- finalmente a pintura consoante as cores das espécies.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências