O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Jardim de Infância do Freixo (Lousã)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O ponto de partida do trabalho foi a grelha de um sumidouro. Este elemento central é uma janela para um fundo do mar, algo poluído por uma garrafa a boiar, onde nada uma anémona.
A este elemento central e em forma de moldura surgem diferentes espécies marinhas, peixes, polvos, anémonas e caranguejos, que é preciso preservar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
PROJETO ECO ESCOLAS ”O MAR COMEÇA AQUI” - JARDIM DE INFÂNCIA DO FREIXO
Agrupamento de Escolas da Lousã
Educadora Coordenadora: Regina Maia
MEMÓRIA DESCRITIVA DO CONCURSO
O desenvolvimento deste trabalho realizou-se, tendo por base a Classroom do Jardim de Infância do Freixo das turmas A e B, com adaptações do Ensino à distância devido ao Covid-19.
Visando os objetivos seguintes:
• Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular.
• Educar para uma cidadania ativa incitando as crianças a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa.
• Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
• Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.
Contou com a colaboração dos alunos de 5 e 6 anos da duas turmas (14 da turma B e 9 da turma A), mobilizando competências diversas na área de Conhecimento do mundo e de Expressão Artística.
Foi divulgado aos Encarregados de Educação o regulamento do concurso e às crianças foi proposto o visionamento do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=X0c6islKyNc como inspiração para o trabalho gráfico.
Complementarmente foi lida em sessão síncrona a história” O dia em que o mar desapareceu” de José Fanha, evidenciando a preocupação ecológica e ambiental e os comportamentos a evitar com a poluição dos oceanos.
Desta forma, foram vivenciadas pelos alunos experiências capazes de contribuir para o desenvolvimento de diversas áreas de competências designadamente como a “Informação e comunicação”, o “Pensamento crítico e pensamento criativo”, a “Sensibilidade Estética e Artística”, entre outras.
Dos trabalhos realizados pelos alunos das duas turmas foi escolhido o Desenho do João da turma B que representará o Jardim de Infância neste concurso.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências