O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EBI de Pedome (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem:
O Planeta Terra, ao centro, com feições Humanas pretende que cada um de nós se identifique com a Terra como nossa primeira casa e assim individualmente tomemos consciência e medidas para a tornar num lar acolhedor e saudável (de olhos brilhantes).
As estrelas cadentes, da cor dos ecopontos, pretendem criar um efeito de luz contagiante, que deixa rasto por onde passa, tal como cada uma das nossas ações de proteção do planeta a nível ecológico.
Cada um dos logótipos representados nas estrelas mostram que quando estamos unidos, como instituição ou equipa, pelo mesmo objetivo ou projeto, este se torna mais viável, mais válido e mais concretizável.
Relativamente ao farol, é aqui usado como um guia, uma indicação do caminho a seguir para chegar ao bom porto: Planeta mais limpo!
A frase “o mar começa aqui” que envolve o Planeta, como se o aqui seja em todo o lugar que estamos, em qualquer momento temporal, para alertar a consciência de todos para que qualquer resíduo fora do seu lugar acaba por desaguar no mar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Agrupamento de Escolas de Pedome
Professor Coordenador: Céu Brandão
Número de alunos envolvidos: 9 alunos, cada um tem 10 anos, frequentam o 5.º ano de escolaridade.
O Projeto surge como proposta do programa Eco-Escolas numa perspetiva de envolvimento do município e consequentemente da comunidade educativa.
O rio Ave é para as populações do Vale do Ave uma fonte de rendimento e lazer, pois as suas águas alimentam indústrias e alguma agricultura, e também proporcionam momentos de relaxe e desporto a quem descansa ou pesca nas suas margens. A controvérsia da poluição e abandono dos rios é do interesse geral da população, que se organizou já numa instituição (H2 Ave). Esta promove conjuntamente com a escola ações de limpeza e sensibilização da população para a importância da recuperação e valorização do rio.
Sendo o Agrupamento de Escolas de Pedome um vizinho muito próximo do rio Ave, este projeto mostrou-se desde o início interessante, na medida em que alerta os envolvidos e posteriormente a comunidade para a problemática bem visível que é a poluição dos rios.
Devido à situação de pandemia que vivemos atualmente e, estando desde março implementado o ensino à distância, ficaram adiadas as pinturas das sargetas de entrada da escola, no entanto, a imagem a pintar foi construída por um grupo de 8 alunos que integram o clube ecoescolas.
Pretende-se também, articuladamente com o município, e quando a situação de saúde geral assim o permitir, replicar o desenho produzido numa sargeta de uma praça em V. N. Famalicão.
A imagem original possui as dimensões 23cm x16 cm e pretende-se fazer uma ampliação na razão 4/1. Assim as dimensões da imagem a pintar serão 92cm X 64cm.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências