O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB1/PE de São Martinho (Funchal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem tem como figura central e de destaque o lobo marinho, espécie rara e protegida na RAM, que se encontra em risco. No centro da sua barriga situa-se a sarjeta, local de recolha de águas, remetendo-se assim para a ideia de ação em cadeia, em que a contaminação das linhas de água, que começam no meio urbano, pode por em causa a vida marinha que nos circunda.
A imagem completa-se com outros elementos marinhos presentes no nosso mar, como a moreia, o caranguejo vermelho, as estrelas do mar e as castanhetas, envolvidas numa onda contínua, dando assim a ideia de união e biodiversidade.
O símbolo do Eco Escolas foi posicionado de modo a fazer parte da composição.
Tendo a sarjeta 15cmx50cm, optou-se por fazer a sua representação numa folha A3 reduzindo a 40% a sua dimensão.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A imagem anexada será pintada na sarjeta da EB1/PE de São Martinho, sob a coordenação da professora Sónia Rodrigues, com a turma do 3º ano B, composta por 20 alunos com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos de idade.
O projeto foi proposto aos alunos que frequentam o Clube Ambiente e foi posteriormente desenvolvido na disciplina de Expressão Plástica.
Inicialmente, e no decorrer da prática do clube, foi feito um levantamento das espécies autóctones dos mares da RAM e a importância para preservação da biodiversidade marítima. Foi igualmente abordado o tema do ciclo da água, em particular do ciclo da água urbano para contextualizar a intervenção artística na sarjeta da escola.
Após o debate de ideias, os alunos elegeram o lobo marinho, como figura de destaque para a criação artística e deram início à exploração gráfica do projeto.
A imagem final escolhida resultou de uma amálgama dos registos feitos pelos alunos, compilados na ideia de conjunto, união e proteção em torno da sarjeta.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências