O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este trabalho tem o objetivo de fazer as pessoas refletiram sobre os seus atos e sobre as consequências destes. Nele estão escritas duas frases “Pense neles...” e “...O mar começa aqui!”, ambas escritas com cores diferentes, assim como dois dos elementos representações na figura. A frase “Pense neles...”, assim como o ferimento que a tartaruga tem no nariz estão destacados a vermelho para fazer refletir e consciencializar as pessoas dos atos que por sua vez têm consequências graves para o habitat e para as próprias espécies marinhas.
A cada passo mais espécies ficam em vias de extinção e muitas delas deixam mesmo de existir, por isso temos de pensar antes de agir, até porque a natureza não precisa dos humanos, mas os humanos precisam da natureza. Já a frase o “...O mar começa aqui”, assim como o olho da tartaruga e o mar que está representado à volta dela estão a azul, não só para simbolizar o mar mas também para destacar o facto de que o mar começar ali e de que o mar não é apenas só água, é também uma força da natureza, é um economista, é vida, contém vidas e nós necessitamos dele.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Margarida Maria de Freitas Dias Coelho da Cruz Nunes, professora da Escola de Palmeira e coordenadora da atividade da criação de uma imagem a ser pintada numa sargeta dentro da escola vem apresentar a metodologia seguida.
1. Apresentação/divulgação e incentivo dos alunos, com o objetivo de consciencializar TODOS para a necessidade e obrigação de mudança de hábitos de cada um, perante os lixos, que ao serem lançados no chão, muitos acabam nas sarjetas, com impacto negativo na biodiversidade marinha.
2. Foi realizada uma maquete em tamanho real de uma sargeta com o objetivo dos alunos entenderem e visualizarem melhor o pretendido. Esta não chegou a ser mostrada aos alunos em virtude de as aulas terem terminado 2 semanas mais cedo do que o previsto.
3. Por email a coordenadora foi respondendo a algumas dúvidas aos alunos. Infelizmente apenas 7 alunos do 3º ciclo (2 turmas do 7ºano e 5 do 9ºano) é que participaram nesta atividade.
4. Foi selecionado o trabalho da aluna Beatriz Alves Simães do 9ºano, turma E, nº6 de 14 anos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências