O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes (Madalena)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este projeto destina-se à criação de uma imagem a pintar na via pública, em sumidouro, localizado próximo da Escola Cardeal Costa Nunes, na Madalena do Pico.
No âmbito da componente de Trabalho de Projeto do 10º Ano, na turma que integra os cursos de Ciências e Tecnologias e de Artes Visuais, tendo sido proposto o desafio da elaboração de imagens criativas, expressivas e que sensibilizassem para o tema da preservação dos ecossistemas, da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular. Surgiram duas propostas correspondendo aos objetivos estabelecidos. Foi selecionada a imagem anexa a esta candidatura, da autoria da aluna Janessa Silva.
Circundada pelo oceano atlântico, a nossa ilha é dominada pelo ambiente relacionado com a biodiversidade marinha.
Na ilha, o mar as suas cores e a abundante fauna marinha serviram de motivo a esta imagem.
A Janessa escolheu as tonalidades suaves desse imenso mundo, que sugerem o, sonho, a vida e o sentimento de paz… através do guache e do lápis – aguarela.
A baleia representa a ligação harmoniosa entre o mar e o homem, sendo um símbolo das ilhas dos Açores.
Toda a imagem, com as tonalidades azuis, rosa e violetas, dá expressividade a um mundo que é fundamental preservar para as gerações futuras.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
1. Escola participante: Escola Cardeal Costa Nunes, Madalena, Pico – Açores
2. Coordenadoras da Atividade: Professoras: Olivia Robalinho / Gracinda Jorge
3. Trabalho desenvolvido – Imagem, desenvolvido no âmbito da disciplina de Desenho A e Trabalho de Projeto, turma 10º CT/AV, pela aluna Janessa Lina Garcia, nº3, de 17 anos de idade, sob a orientação da professora Paula Sequeira.
4. Motivação: Os alunos foram informados da proposta do presente concurso, levando-os a aderirem à possibilidade de, com sentido cívico, contribuírem com a sua arte e imaginação para embelezamento da via pública na sua vila, contribuindo, ao mesmo tempo, para a educação e sensibilização das populações para o tema proposto.
5. Fases do projeto:
5. 1 - Proposta inicial / motivação
5. 2 – Realização gráfica das propostas individuais
5. 3 – Seleção
5. 4 – Organização metodológica do processo de candidatura
5. 5 – Envio da candidatura

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências