O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB da Malveira (Mafra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este trabalho foi sugerido pela minha professora e com esta imagem eu quis representar o oceano e o cuidado que devemos ter com o nosso planeta.
Quando chove, a água cai nos telhados e no chão. Depois segue para os sumidouros e sarjetas e é devolvida ao mar. Ela apanha tudo o que cai no chão e leva muita poluição para os rios, lagos e mar. As Câmaras devem tratar as águas e ensinar a população a não sujar o planeta.
Devemos evitar poluir o que está à nossa volta para não contaminar a água, porque “tudo o que cai no chão vai parar ao mar”.
Com as mãos por baixo da Terra simbolizo o carinho e a proteção que devemos dar ao nosso planeta.
Representei o planeta, metade a parte líquida e a outra parte a sólida. A parte azul é a água pura que alimenta a Terra. Mas também existe água poluída e essa deve ser tratada devidamente, para não transportar resíduos através da torneira para o mar.
Resumindo, não devemos poluir o ambiente, será o melhor para todos nós e assim teremos um Mundo saudável.
Tomás Nave, 4ºA

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da Escola: EB da Malveira, Concelho de Mafra
Professor Coordenador: Maria da Graça Figueiredo
Alunos Envolvidos: crianças do pré-escolar e 1º Ciclo; cerca de 400 crianças no total
Imagem Selecionada: Tomás Nave, 10 anos, Turma do 4ºA
Foi solicitado às crianças e às famílias, pelas educadoras e professores titulares, que elaborassem um desenho ou maquete com o objetivo de pintar as sarjetas/sumidouro da freguesia e da Escola tendo que conter a frase “O Mar Começa Aqui”.
Inicialmente previa-se que a imagem seria selecionada no Conselho Eco Escolas. Em virtude da alteração da situação, as imagens foram selecionadas pelos docentes que constituem o Conselho Eco Escolas em video conferência.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências