O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades - Agrup. (Oliveira de Frades)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Concurso “O Mar Começa Aqui”
Memória descritiva da imagem
As sarjetas têm como principal função a recolha e o escoamento das águas pluviais, uma vez que elas transportam consigo vários tipos de resíduos, como por exemplo, beatas de cigarros, pedaços de vidro ou plásticos. Neste sentido, esta composição assenta numa estrutura que representa uma sarjeta, de 80cm x 20cm, e sobre ela acrescentou-se a forma de uma tampa de esgoto, que se transforma na janela de um submarino.
A janela do submarino está preenchida com grades, que representam a impotência dos animais, que vivem nos oceanos, perante os comportamentos irresponsáveis do ser humano, é como se estivessem presos numa realidade que não devia ser a deles. A garrafa e a espinha do peixe simbolizam a morte das espécies marítimas causada pela poluição. Quanto à mangueira que faz a ligação à janela do submarino, é uma alusão a uma máscara de oxigénio, representando assim a esperança de que os ecossistemas ainda possam voltar a “respirar” e desenvolver-se de forma livre e saudável, como também se pode verificar pelas plantas que crescem vigorosas fora daquela “bolha poluída”.
As cores neutras simbolizam, de forma metafórica, a apatia do Homem face às tragédias ambientais e as cores frias contrastam com a cor quente da mangueira de oxigénio. A vegetação verde encontra-se associada a uma simbologia de prosperidade, de esperança.
O lettering foi posicionado de maneira a ocupar metade da composição principal e integrado na mesma, como forma de não dispersar o olhar do observador para fora da composição gráfica.
Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades
Professora Coordenadora da Atividade (E.V.): Sílvia Martinho
Professora Coordenadora do Eco-Escolas: Carla Rosa
Aluno: Bernardo Jesus (12 anos) 8.º F N.º 6

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Concurso “O Mar Começa Aqui”
Memória descritiva do Projeto
No âmbito da disciplina de Educação e em articulação com o Projeto Eco-Escolas, todas as turmas do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, num total de 102 alunos com idades compreendidas entre os 12 anos e os 15 anos, participaram no Concurso “O Mar Começa Aqui”, dinamizado pela ABAE.
Tendo como referência a metodologia de resolução de problemas, após a apresentação da Unidade de trabalho, os primeiros esboços tiveram como fonte de inspiração a pesquisa elaborada por cada aluno relativa às consequências da não preservação dos ecossistemas e como isso afeta a biodiversidade. O objetivo visava a criação de uma composição gráfica e cromática numa sarjeta, capaz de sensibilizar as pessoas para a importância de as manter limpas, em prol da qualidade da água doce e salgada, bem como da preservação do ambiente.
Na fase de projeto, fizeram-se estudos de cor nos esboços e trabalhou-se o lettering. Os resultados foram, de uma forma geral, muito satisfatórios. A motivação para dar forma e cor às suas inspirações artísticas no recinto escolar ou até mesmo pela sua terra era muita. Entretanto, na fase de realização, o país entrou em quarentena e os projetos foram concluídos à distância. Apesar das circunstâncias os alunos organizaram-se e concretizaram o projeto com toda a dedicação. Houve inclusive uma aluna que decidiu materializá-lo no pátio da sua casa, com a ajuda dos seus pais, o que espelhou o interesse pela atividade. Na fase de avaliação, alguns apontaram dificuldades na execução das técnicas devido à falta de material, uma vez que ficou na escola, contudo, a grande maioria demonstrou todo o interesse em abraçar este projeto de sensibilização assim que fosse possível.
Em suma, este projeto permitiu estimular a criatividade e consolidar a aquisição de competências essenciais no desenvolvimento de cidadãos pró-ativos na sua sociedade.
Professora Coordenadora da Atividade (EV): Sílvia Martinho
Professora Coordenadora do Eco-Escolas: Carla Rosa
Participantes: Turmas do 8.º ano de escolaridade – 102 alunos – idade entre os 12 e 15 anos
Projeto selecionado: Bernardo Jesus (12 anos) 8.º F N.º 6

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências