O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola EB1/PE da Tabua (Ribeira Brava)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A ESCOLHA DAS ESPÉCIES
Foram escolhidas 10 espécies autóctones presentes na fauna da Ilha da Madeira. As espécies foram selecionadas por serem as mais comuns e/ou as mais conhecidas através de pesquisa a livros e folhetos relacionados com a fauna e flora endémica da Ilha da Madeira, disponíveis na nossa biblioteca escolar. Das pesquisas realizadas foram selecionadas as seguintes espécies: Tartaruga Comum por ser considerada uma espécie visitante na Madeira (segundo a UICN); Cagarra, ave existente na Ilha da Madeira havendo nas Ilhas Selvagens, no extremo Sul da Região, a maior colónia de cagarra a nível mundial; Freira da Madeira por ser uma das aves marinhas mais ameaçadas do mundo que ocorre exclusivamente na Ilha da Madeira, com o estatuto de conservação "Em Perigo"; Mero presente nas águas da região e que é muito conhecido por ser amistoso despertando a curiosidade dos mergulhadores; Caranguejo vermelho, os quais vivem nas zonas rochosas a seguir ao domínio terrestre um pouco por toda a ilha; Lapa pois o povoamento de lapas (Patella pipperata), (Patella áspera) e (Patella candei) é muito comum na Madeira; Lobo marinho por ser a foca mais rara do mundo e uma espécie considerada em perigo crítico pela UICN; Golfinho Comum que pertence a um total de 9 espécies de cetáceos registadas nas águas das Ilhas Selvagens, algumas com estatuto de conservação ao nível mundial de "Vulnerável" ou "Ameaçada"; Baleia Piloto por ser uma espécie emblemática que podemos observar nas águas da Madeira. Estrela do Mar conhecida por Ophidiaster ophidianus foi uma das muitas espécies identificadas pelos mergulhadores durante a expedição realizada aos mares da Madeira e Açores.

Memória descritiva do projeto:
Coordenadores da atividade:
Horácio Ferreira e Jorge Teixeira
A realização da atividade prevê a participação de 20 alunos dos 8 aos 10 anos.
- 12 alunos do 3º ano
- 8 alunos do 4º ano
RECOLHA DOS DESENHOS
Inicialmente foi projetada a pesquisa de imagens na internet para utilizá-las como referência nas pinturas. Posteriormente, já durante o confinamento domiciliário e recorrendo ao Ensino à Distância, foi lançado o desafio aos alunos de 3º e 4º ano para os representar através de desenho.
TAMANHO/ESCALA
Os desenhos selecionados serão reproduzidos no local dos 10 sumidouros escolhidos (9 no recreio + 1 no exterior da escola) com dimensão suficiente para cobrir totalmente a grade do sumidouro (nota: não foram medidos os sumidouros durante o período de aulas e não foi possível voltar à escola para obter dimensões exatas para indicar a escala dos desenhos).
EXECUÇÃO
Para a execução das pinturas das espécies selecionadas, utilizaremos tintas de base aquosa e materiais de pintura, fornecidas pela Câmara Municipal da Ribeira Brava. Contamos pintar as imagens assim como a frase “O mar começa aqui” formando pequenos grupos de alunos com orientação de pelo menos um docente, entre os quais os 2 coordenadores Eco-escolas e outros docentes que se queiram associar ao projeto. Esta fase da atividade ficará prevista para o 1º período do próximo ano letivo.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências